Topo

Um ano do robô Perseverance em Marte; confira os registros mais incríveis

Perseverance solta raios lasers  - Divulgação/Nasa
Perseverance solta raios lasers Imagem: Divulgação/Nasa

21/02/2022 04h00

O robô-jipinho Perseverance, da Nasa, fez aniversário em Marte. Ele pousou em nosso vizinho no dia 18 de fevereiro de 2021. Seu primeiro ano de exploração rendeu imagens incríveis, que revelam a superfície do planeta vermelho como nunca vimos antes.

Parte da missão Mars 2020, o rover Perseverance é um verdadeiro fotógrafo, cientista e laboratório sobre rodas. Equipado com modernos instrumentos e sensores — incluindo 19 câmeras de alta definição — e um braço robótico, sua principal tarefa é procurar por evidências de vida alienígena.

Ele está explorando a Cratera Jezero, de 45km de diâmetro e 500m de profundidade — estima-se que, há mais de três bilhões de anos, tenha sido um grande lago e o delta de um rio. Se já existiu vida no planeta, mesmo que apenas atividade microbiana, é o local com mais chances de guardar evidências.

Mas o Perseverance não está sozinho por lá: o pequeno helicóptero Ingenuity é seu fiel escudeiro. Ele estava guardado dentro da "barriga" do rover e foi liberado após o pouso. Já provou que a exploração aérea é possível em Marte, apesar da fina atmosfera do planeta.

A dupla já registrou, até agora, 215.383 imagens de Marte; confira algumas das mais memoráveis:

Robô Perseverance completou um ano em Marte; confira fotos da missão

O robô deve realizar seus experimentos em Marte por mais um ano: sua duração é estimada em, pelo menos, 687 dias terrestres (um ano marciano). Ele é movido por um reator com núcleo de plutônio, capaz de produzir energia elétrica por até 14 anos.

E fará algo inédito em Marte: colocará pelo menos 40 amostras, de diferentes locais da cratera, dentro de tubos, em um complexo sistema de armazenamento. Esses tubos serão deixados na superfície do planeta, para serem retirados por missões futuras. Este deve ser o maior desafio da Nasa nos próximos anos — as rochas devem chegar aqui só depois de 2030.

Todas as fotos tiradas pelo Perseverance e pelo Ingenuity podem ser acessadas, em formato RAW, gratuitamente por qualquer pessoa, no banco de dados da missão, no site da Nasa.