Topo

Telescópio James Webb revela sua 1ª foto do espaço e faz até selfie; veja

Primeira imagem do James Webb mostra mesma estrela em 18 posições diferentes, e confirma que sensores estão funcionando - Divulgação/Nasa
Primeira imagem do James Webb mostra mesma estrela em 18 posições diferentes, e confirma que sensores estão funcionando Imagem: Divulgação/Nasa

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

11/02/2022 13h53Atualizada em 11/02/2022 20h03

A Nasa revelou nesta sexta-feira (11) as primeiras imagens feitas pelo telescópio espacial James Webb, que entrou em operação recentemente. A foto dos 18 pontinhos brancos num fundo escuro pode não parecer grande coisa perto das brilhantes e coloridas nebulosas e galáxias que estamos acostumados a ver, mas é um primeiro passo importante para o equipamento.

A foto é resultado de um teste do Nircam (Near Infrared Camera), o principal instrumento responsável por registrar as imagens que o telescópio vai observar nos seus próximos anos de operação. O posicionamento dos pontinhos revela o complexo movimento de alinhamento dos espelhos que formam a câmera.

Para testar a capacidade do Nircam de fotografar objetos distantes no espaço, os engenheiros da Nasa apontaram o telescópio para a HD 84406, uma estrela grande, brilhante e sem vizinhos visíveis por perto, como planetas ou outras estrelas, localizada a 258 anos-luz de distância da Terra.

Ao longo de 25 horas, o Webb foi apontado para 156 posições diferentes, onde os astrônomos previam que a estrela deveria estar. Os 18 pontinhos, na verdade, são essa mesma estrela, refletida nos 18 espelhos que compõem a câmera do Webb.

Segundo a Nasa, a foto divulgada é apenas uma de 1.560 imagens registradas pelo Webb durante esse processo, que juntas formam um mosaico de mais de 2 bilhões de pixels. A imagem dos 18 pontinhos é um recorte do centro desse mosaico, e é crucial para os cientistas entenderem como a câmera do Webb está funcionando.

james webb - Divulgação/Nasa - Divulgação/Nasa
Cada pontinho na imagem, identificado pelo segmento que o fotografou, incluindo aqueles nas 'asas' (wings) do telescópio
Imagem: Divulgação/Nasa

"Agora, como o Webb ainda está ajustando o foco, você pode pensar nele como uma criatura de 18 olhos olhando em 18 direções diferentes", explicou a Nasa no anúncio desta sexta. Um pontinho maior [na foto] indica que o segmento que fotografou a estrela naquela posição está com o foco mais desajustado. Já um pontinho mais esticado, parecendo uma panqueca, indica que o espelho que o fotografou está inclinado, e precisa ser posicionado corretamente.

"Nas próximas semanas, nossa equipe alinhará e ajustará o foco de cada um desses 18 pontos e, em seguida, empilhará os pontos uns sobre os outros para formar um único ponto —uma imagem unificada de todos os 18 segmentos espelhados do Webb", explicou a Nasa.

A partir daí, as imagens registradas pelo Webb devem ficar mais claras, detalhadas e bonitas, como as do telescópio espacial Hubble, por exemplo.

"Toda a equipe do Webb está em êxtase com o quão bem os primeiros passos de obtenção de imagens e alinhamento do telescópio estão ocorrendo. Ficamos muito felizes em ver que a luz chega ao Nircam", disse Marcia Rieke, pesquisadora responsável pela câmera do Webb e professora de astronomia da Universidade do Arizona.

Hora da selfie

A Nasa também divulgou uma "selfie" tirada pelo telescópio espacial enquanto observava o espaço. A foto foi registrada por uma lente especial dentro do Nircam feita especificamente para monitorar o alinhamento dos 18 espelhos que formam a câmera do Webb.

james webb - Divulgação/Nasa - Divulgação/Nasa
'Selfie' feita pelo telescópio James Webb enquanto tirava suas primeiras fotos do espaço
Imagem: Divulgação/Nasa

O hexágono mais brilhante na imagem é o espelho que estava fotografando a estrela HD 84406 durante o experimento de alinhamento. A foto serviu para os cientistas acompanharam o posicionamento de cada um deles.

Segundo a Nasa, esta configuração não é usada durante operações científicas e serve apenas para "fins de engenharia e alinhamento".