Topo

Que 'zika': Telescópio Hubble para de funcionar pela segunda vez no ano

Hubble está inoperante pela segunda vez no ano - Divulgação/Nasa
Hubble está inoperante pela segunda vez no ano Imagem: Divulgação/Nasa

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt, em São Paulo

28/10/2021 16h47

O Telescópio Espacial Hubble está inoperante desde segunda-feira (25). De acordo com a Nasa, os instrumentos entraram em modo de segurança após "falhas de sincronização" com o sistema interno de comunicação, mas todos estão saudáveis. As observações científicas foram suspensas por tempo indeterminado, enquanto o problema é investigado.

É a segunda vez que isto acontece em 2021 - em junho, o Hubble parou de funcionar por mais de um mês, devido à degradação do módulo de memória de um envelhecido computador que controla seus aparelhos.

Quando está em modo de segurança, o telescópio não observa nenhum objeto celestial ou coleta dados, mas continua ligado. Lançado em 1990, em uma parceria da Nasa com a ESA (Agência Espacial Europeia), o Hubble já fez mais de 1,5 milhão de imagens do universo.

Mas os 31 anos de idade estão começando a pesar. O que causa mais apreensão é que, atualmente, a única maneira de solucionar falhas técnicas é remotamente, a partir da Terra - por exemplo, reiniciando os sistemas ou acionando computadores e instrumentos backup.

Qualquer problema físico, que exija manutenção presencial, não pode ser resolvido - apenas na época do ônibus espacial era possível enviar astronautas para lá.

De qualquer forma, em breve o Hubble deve ser substituído pelo moderno Telescópio Espacial James Webb, que custou US$ 10 bilhões. Após muitos meses de atraso, seu lançamento está previsto para o dia 18 de dezembro deste ano, a bordo de um foguete Ariane 5, do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

O Hubble

O telescópio orbita a Terra em uma velocidade de mais de 27.000 km/h, a cerca de 550 km de altitude, mais alto que a Estação Espacial Internacional (ISS). Ele recebe o nome do famoso astrônomo Edwin Hubble, que descobriu o processo de expansão do universo e a taxa em que isso acontece.