Topo

Bom dia para atualizar PC? Windows 11 é lançado durante apagão do Facebook

Menu Iniciar do Windows 11 será centralizado e não terá mais os Blocos Dinâmicos que estrearam no Windows 8 - Microsoft
Menu Iniciar do Windows 11 será centralizado e não terá mais os Blocos Dinâmicos que estrearam no Windows 8 Imagem: Microsoft

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

05/10/2021 04h00

Num dia em que Facebook, Instagram e WhatsApp ficaram quase 8 horas fora do ar, que tal aproveitar o tempo sem distrações para atualizar o computador? Esta parece ter sido a ideia da Microsoft, que decidiu pegar todo mundo de surpresa e soltou nesta segunda-feira (4) o aguardado Windows 11.

Atualização gratuita para quem tem Windows 10 e um computador compatível, a nova versão do Windows estava programada para ser lançada oficialmente hoje (5). Mas a Microsoft resolveu se antecipar e, quem quiser e puder, já pode começar a baixar o Windows 11.

Entre as principais novidades do sistema está o visual repaginado, com janelas transparentes, ícones novos e —o mais polêmico— com um botão "Iniciar" centralizado na barra de tarefas.

Outra novidade importante é a possibilidade de baixar e usar aplicativos de Android diretamente pela loja de apps do Windows. No entanto, quem instalar o Windows 11 agora ainda não terá acesso ao recurso, que só deve ser lançado oficialmente nos próximos meses.

Como baixar o Windows 11

Os computadores compatíveis receberão uma notificação quando a atualização do Windows 11 estiver pronta para ser baixada. O update será disponibilizado gradativamente, de modo que seu PC ainda pode levar alguns dias ou semanas para recebê-lo. A Microsoft diz que todos devem receber o novo sistema até a metade de 2022.

Se quiser, pode abrir o app de Configurações do Windows (aquele ícone de engrenagem que fica no menu Iniciar), depois clicar em "Atualização e Segurança" e depois em "Verificar atualizações" para ver se ela já chegou.

Se mesmo assim o Windows 11 não aparecer, você pode forçar a instalação baixando o novo sistema pelo site oficial da Microsoft. Mas a empresa não recomenda que você faça isso se não estiver acostumado com esse tipo de configuração complexa do PC.

Como saber se posso usar o Windows 11?

Mas afinal, seu computador terá capacidade para rodar o Windows 11? Se você tiver um aparelho comprado recentemente —isto é, nos últimos 12 meses—, é provável que sim.

Mas para conferir se o seu computador atual com Windows 10 é compatível para a atualização grátis do Windows 11, você pode conferir a lista de especificações mínimas e recomendadas pela Microsoft.

Sobrou alguma dúvida? Você pode baixar o Verificador de integridade do PC, um programa da Microsoft que indica se seu computador já está preparado para receber o Windows 11. Para experimentar a ferramenta, é só:

  • Baixar o PC Health Check (Verificação de Integridade do PC) pelo site da Microsoft;
  • Após o download, abrir a ferramenta e clicar em "Verificar agora";
  • Pronto! O aplicativo vai mostrar se seu computador é compatível.

Lembrando que a atualização é grátis para quem já tem PC com Windows 10. O preço da licença para quem quiser montar um computador do zero ou instalar numa máquina mais antiga ainda não foi divulgado.