PUBLICIDADE
Topo

Vitamina de gente? Como seria se todas as pessoas se misturassem em uma só

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

07/09/2021 04h00

Vira e mexe escutamos que "as pessoas precisam se unir", especialmente quando o tema envolve desafios referentes à coletividade, como questões ambientais e sociais.

Lógico que isso significa uma união no sentido de esforço comum, mas e se isso fosse levado mais ao pé da letra? Como seria se, de fato, todos os humanos do mundo fossem fisicamente unidos?

Para tirar essa dúvida bizarra, um usuário do fórum Reddit, cujo apelido é kiwi2703, fez algumas contas e trouxe um resultado perturbador. Perguntado sobre o motivo para fazer esses cálculos, tudo que ele respondeu foi que "talvez estivesse entediado". Então tá.

Crescimento recente

O primeiro passo para esse exercício é determinar --ao menos por proximidade-- qual é a população total do planeta. Uma fonte para esse dado é a Population Reference Bureau (PRB), uma organização direcionada a estudos demográficos do mundo e que, anualmente,
produz um relatório nesse sentido.

Segundo o último estudo feito pela PRB, existem cerca de 7,8 bilhões de pessoas no mundo, sendo que a maioria delas se concentra na China, com 1,4 bilhão de habitantes, praticamente empatada com a Índia.

Um ponto curioso é sobre como chegamos a esse número e o quão recente é a explosão demográfica do planeta. Nossa espécie, a dos Homo
sapiens, surgiu na Terra cerca de 300 mil anos atrás, tendo levado cerca de 298.200 anos para chegar ao marco de 1 bilhão de indivíduos coexistindo no planeta --o que ocorreu por volta do ano 1800 d.C..

De lá para cá, porém, houve um crescimento acentuado, especialmente se considerarmos que, da década de 1970 até hoje, a população mundial praticamente dobrou. Avanços na medicina e na ciência podem ser colocados como os principais responsáveis por esse aumento.

Esse ritmo, porém, deve dar uma desacelerada nos próximos anos: segundo estimativas da Organização das Nações Unidas, só em 2100 a população mundial deve chegar aos 10,8 bilhões de habitantes.

Bilhões em um só

A conta feita pelo usuário do Reddit leva em consideração a população de 7,8 bilhões de habitantes e também algumas outras informações. Uma delas é o peso médio: segundo um estudo da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, o peso médio dos seres humanos
é de 62 kg.

Outro passo é considerar a densidade média do corpo humano: 985 kg/m³, que é próxima do valor para a densidade da água do mar, 1.020 kg/m³. Isso significa que cada metro cúbico de corpo humano, considerando o seu peso médio, terá 985 kg.

Multiplicando o peso médio humano pelo número de habitantes, temos 488,56 bilhões de quilos. Para termos uma ideia do que isso significa, isso equivale ao peso combinado de mais de 1,76 milhão de unidades do Airbus A380, maior avião comercial do mundo.

O próximo passo é descobrir quantos metros cúbicos toda essa massa de humanos teria. Para isso, divide-se o peso total (488,56 bilhões de quilos) pela densidade do corpo (985 kg/m³). O resultado é um volume de 496 milhões de metros cúbicos.

Considerando a medida padrão de uma piscina longa (50 m), a mesma usada nos Jogos Olímpicos, e seu volume mínimo de água (2.500 m³), essa massa de humanos seria suficiente para preencher 198.400 piscinas do tipo.

Mas e se o resultado dessa gororoba fosse uma bola? Para saber o tamanho que essa esfera teria, é preciso usar uma fórmula matemática que relacione volume ao raio de um círculo. E essa fórmula é Ve = 4. p.r³/ 3, onde "Ve" é o volume da esfera, p é Pi (3,1416) e r é o seu raio.

Como resultado, temos uma esfera de pouco mais de 491 metros de raio, ou 982 m de diâmetro, arredondando as casas decimais.

Para fins de comparação, consideremos um campo de futebol. Segundo determinação da Fifa, um campo de jogo deve ter, no máximo, 120 m de comprimento. Uma esfera com 982 m de diâmetro, portanto, seria o equivalente a 8,18 campos de futebol enfileirados no sentido do comprimento.

A maior parte é água

Por fim, nos resta imaginar do que essa esfera seria composta.

Cerca de 95% do corpo humano tem os seguintes elementos: carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio. Vale lembrar que a combinação de dois deles, oxigênio e hidrogênio, forma a água, responsável por compor cerca de 60% de um corpo humano adulto.

Os outros 5% são compostos por 17 elementos: flúor, potássio, sódio, cobre, cálcio, selênio, manganês, molibdênio, ferro, zinco, iodo, fósforo, magnésio, cobalto, cromo, enxofre e cloro (ufa!).

Essa gororoba em forma de bola, digna de cena de filme de terror, teria esses elementos em sua composição. Isso, claro, se os humanos fossem misturados sem roupa. Mas, depois dessa viagem toda, essa é uma conta para outra hora.