Topo

Afeganistão: imagens de satélite mostram multidão tentando fugir de Cabul

Maxar Technologies
Imagem: Maxar Technologies

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt, em São Paulo

18/08/2021 12h25

Imagens feitas por satélite que mostram milhares de pessoas tentando escapar do Afeganistão em meio ao avanço do Taleban dão mais uma dimensão da situação no país e ajudam a colocar em perspectiva o tamanho da crise humanitária que se deflagrou.

As cenas foram registradas na segunda-feira (16) no aeroporto internacional de Cabul (Hamid Karzai) pela empresa de tecnologia espacial Maxar Technologies, dos Estados Unidos, às 10h36 do horário local (2h36 de Brasília).

As fotografias via satélite mostram uma multidão na pista do aeroporto e próxima a aviões enquanto alguns países tentavam evacuar pessoas do local — os pousos e decolarem estão suspensos.

As tomadas de cima também exibem cenas ao redor do aeroporto, com vários carros tentando chegar para que mais gente pudesse embarcar nos aviões saindo do país. O trânsito ficou caótico.

É possível notar que, em determinado momento, algumas pessoas abandonam seus carros para seguirem a pé ou correndo para fugir.

"As forças de segurança podem ser vistas próximas a uma das principais pistas do aeroporto, tentando impedir que multidões de pessoas se movessem na direção de outra aeronave e impedissem a operação de voo", diz o comunicado de divulgação das imagens pela Maxar. "Centenas de pessoas também podem ser vistas em diversos dos portões perimetrais do aeroporto e em cruzamentos próximos."

Naquele dia, o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, anunciou que voos militares e civis estavam suspensos até que as tropas dos EUA conseguissem restabelecer um perímetro de segurança ao redor do aeroporto.

Ainda não foi anunciada uma nova data para que os voos deixando Cabul sejam retomados. Para que a operação de retirada ocorra com mais tranquilidade, o Pentágono anunciou que mandaria cerca de mil soldados para auxiliar na situação, que se juntariam aos cerca de 7 mil militares norte-americanos que ainda estão na capital afegã.

Entenda o que está acontecendo no Afeganistão

Nos últimos dias, fotos e vídeos feitos do nível do solo também circularam por todo o planeta, mostrando o desespero de alguns afegãos com a retomada do grupo fundamentalista no controle do país, depois que o presidente norte-americano Joe Biden ordenou a retirada das tropas dos EUA, que passou 20 anos na região.

Embora o Taleban já viesse retomando aos poucos diversos territórios afegãos, o anúncio do presidente Biden acelerou o processo.

O acordo para a retirada foi feito pelo antecessor na presidência, Donald Trump, ainda em 2020.

A tomada de Cabul, capital e principal cidade do Afeganistão, ocorreu no domingo (15). O próprio presidente do país, Ashraf Ghani, fugiu para o Tajiquistão e, nesta quarta-feira (18), foi recebido nos Emirados Árabes Unidos.

Os EUA invadiram o Afeganistão em 2001, após os atentados de 11 de setembro. O longo conflito militar custou cerca de 300 mil vidas desde então. Entre elas, agora podem-se incluir as 7 mortes já confirmadas na confusão ocorrida no aeroporto de Cabul.

*Com informações do site Insider