Topo

Queremos! WhatsApp testa migração de mensagens entre Android e iOS

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

06/04/2021 14h59

O WhatsApp está testando um antigo desejo de quem usa o app: a migração de mensagens entre os sistemas operacionais Android e iOS (iPhone). O site WABetaInfo, especializado em notícias sobre a plataforma, obteve uma captura de tela em que dá mais pistas dessa ferramenta.

A ideia é que o aplicativo avise à pessoa quando ela tentar vincular um aparelho com sistema operacional diferente em sua conta do WhatsApp. Daí a tela pedirá para você atualizar o app para a última versão disponível, para evitar erros de compatibilidade.

Site WABetaInfo obtém tela que sugere futuro recurso de migração de mensagens entre Android e iOS no WhatsApp - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Se você já trocou de celular e optou por um outro sistema operacional —de iOS para Android ou vice-versa— sabe que a migração de mensagens do WhatsApp é um problema. O app atualmente não faz essa transferência, resultando na perda do histórico de mensagens.

Dessa forma, a notícia é bastante animadora para usuários de ambos os sistemas. De acordo com o WABetaInfo, o recurso vai ser bilateral, isto é, migrar o backup de conversas do Android para iPhone e vice-versa. Atualmente cada sistema guarda o backup do WhatsApp em serviços de armazenamento em nuvem diferentes; o Google Drive, no Android, e o iCloud, no iOS.

O WABetaInfo não informou quando essa opção estará disponível, citando apenas que ela deve surgir "numa atualização futura" do WhatsApp. De acordo com o site, a empresa ainda não tem data para lançá-lo.

Essa nova atualização, se de fato se concretizar, seria uma medida para conter a perda de usuários do WhatsApp para aplicativos concorrentes, como Telegram e Signal. Ambos já permitem a migração do histórico ao se trocar de sistema operacional.

Hoje, quem muda apela para "gambiarra"

Atualmente, a única saída para quem quer trocar de Android para iOS, ou de iOS para Android, sem perder o histórico de mensagens, é com aplicativos não oficiais do WhatsApp. Mas nenhum deles é reconhecido pela empresa. Segundo seus termos de uso, usar esses apps piratas —como WhatsApp Plus, GB WhatsApp e similares— é proibido, com risco de banimento da conta.

Esses apps são modificações do WhatsApp e podem resultar em perda de segurança e privacidade caso você os use, já que podem não cumprir os critérios de segurança do app oficial.