PUBLICIDADE
Topo

Arquivou, 'sumiu': WhatsApp agora deixa esconder conversas para sempre

WhatsApp - Tilt
WhatsApp Imagem: Tilt

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

27/07/2021 15h24

O recurso de arquivar conversas no WhatsApp ganhou hoje uma reformulação. O app de mensagens agora permite arquivar permanentemente conversas que você queira esconder da tela inicial.

Desse modo, mesmo que aquela pessoa ou grupo volte a mandar mensagens, a conversa continua arquivada, fora da lista principal de chats. A novidade já estava em fase de testes há meses.

Até hoje, conversas arquivadas no WhatsApp poderiam voltar à tela inicial se uma mensagem nova chegasse daquela pessoa ou grupo — até mesmo se a conversa estivesse silenciada.

Agora, assim como já ocorre no app rival Telegram, as conversas arquivadas ficam ocultas permanentemente por padrão. Para trazer aquele chat de volta, você precisa desarquivá-lo manualmente.

O WhatsApp alerta que nem precisa silenciar: "você não receberá notificações para conversas arquivadas, a menos que alguém mencione você ou responda diretamente a uma mensagem sua", diz o app em seu site oficial.

Passo a passo

A nova função de arquivar permanentemente já está ativada por padrão para todos os usuários, de modo que você não precisa mexer em nada para ativá-la nas suas conversas arquivadas. Se quiser desativar e usar o jeito antigo, ainda é possível:

  1. No Android, toque nos três pontinhos do canto superior direito da tela e depois em "Configurações" (no iOS, é só ir até a aba "Configurações", no canto inferior direito da tela);
  2. Toque em "Conversas";
  3. Desative a opção "Manter conversas arquivadas".

Para arquivar conversas no WhatsApp é simples:

  1. Na tela inicial do app, toque e segure a conversa que você deseja arquivar;
  2. Toque em "Arquivar" e pronto.

Para visualizar suas conversas arquivadas e desarquivar alguma, também é fácil:

  1. Deslize até o topo da tela inicial e depois deslize de novo;
  2. A opção "Arquivadas" deve surgir antes de todas as outras conversas. Toque nela;
  3. Depois é só tocar e segurar a conversa que você quer recuperar e tocar em "Desarquivar".