Topo

Cabo de um sabre de luz? Nasa explica o que é objeto fotografado em Marte

Imagem compartilhada pela Nasa de rocha em Marte - Nasa
Imagem compartilhada pela Nasa de rocha em Marte Imagem: Nasa

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

24/07/2021 15h40Atualizada em 25/07/2021 17h23

Uma imagem capturada pela sonda espacial Perseverance de um objeto pequeno e curioso em Marte tem repercutido nas redes sociais. Ao mesmo tempo que ele parece o cabo de um sabre de luz, ele também lembra um carretel metálico de linha.

Mas a própria Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, esclareceu com bom humor o que o objeto é realmente. "E não, não é um cabo de sabre de luz", afirmou o perfil do rover Perseverance.

O objeto fincado no solo de Marte é uma broca e faz parte da missão da agência no planeta vermelho. Após a sonda cavar um pequeno buraco na rocha marciana, a broca foi instalada.

De acordo com a Nasa, dez foram levadas ao todo para lá. A maioria será usada para coletar amostras do planeta. As demais, como a da foto, são para ficar instaladas no solo, ajudando assim os pesquisadores a encontrarem pistas escondidas dentro das rochas.

O Perseverance fará algo inédito em Marte: colocará pelo menos 40 amostras, de diferentes locais da cratera Jezero (de 40 km de diâmetro e 500 m de profundidade, que há bilhões de anos foi um lago), dentro de tubos, em um complexo sistema de armazenamento. Esses tubos serão deixados na superfície do planeta, para serem retirados por missões futuras. Este deve ser o maior desafio da Nasa nos próximos anos — as rochas devem chegar aqui só depois de 2030.

Alguns internautas brincaram com a referência ao sabre de luz, a arma do universo de Star Wars.

"Para ser honesto, assim que você disse que não é um cabo de sabre de luz, eu apenas pensei que era algo relacionado ao seu equipamento, mas agora tudo que estou vendo é o rover [Perseverance] apunhalando Marte com um sabre de luz", afirmou um.

"Pare de brincar com brocas e nos mostre os alienígenas", comentou outro.

"Boa tentativa Perseverance. Mas isso é *definitivamente* um cabo de sabre de luz. Ninguém lhe disse que truques mentais Jedi não funcionam através do Twitter?", escreveu outro.

"Definitivamente um sabre de luz", brincou o internauta.

Um dos objetivos da missão é estabelecer uma linha do tempo do antigo lago. Entender quando ele se formou, quando e por que secou, e quando e como os sedimentos começaram a se acumular no terreno. Análises geológicas se já houve vida alienígena por lá.

O Perseverance abriga sete tecnologias de ponta, ou totalmente inovadoras. Muito mais avançados que os rovers anteriores, que buscaram água ou exploraram a química da atmosfera e do solo, ele é equipado para realizar experimentos in loco e encontrar vida - seja atual ou fossilizada.

Mesmo assim, trazer as amostras para a Terra é essencial para avançar nas pesquisas de vida interplanetária e formação do Sistema Solar. Nos laboratórios daqui, é possível fazer análises mais detalhadas, que podem expandir os limites da exploração espacial das próximas décadas.

O Perseverance deve realizar seus experimentos em Marte por, ao menos, 687 dias terrestres (um ano marciano). Ele é movido por um reator com núcleo de plutônio, capaz de produzir energia elétrica por até 14 anos.

*Com texto de Marcelle Duarte