Topo

Nunca Vi 1 Cientista

O que aconteceria com seu corpo se você tivesse um sabre de luz de verdade

Lucas Rosa (convidado)

05/10/2020 04h00

Em uma galáxia muito, muito distante, havia uma arma poderosa conhecida como sabre de luz, capaz de cortar rochas e decepar qualquer ser vivo. Mas no nosso canto aqui do universo, como essa arma funcionaria? Como a ciência do planeta Terra pode ajudar com uma versão terráquea do instrumento da Rey e dos Skywalker? E o que aconteceria se alguém usasse a arma em humanos da vida real?

Na saga Star Wars, o sabre de luz é descrito como "uma arma elegante para tempos mais civilizados". Ele povoa o imaginário dos nerds e talvez seja a arma mais famosa da cultura pop. Já a ciência tem algumas considerações a fazer sobre o poder do sabre caso ele pudesse existir entre nós.

Como saber como funcionaria o sabre de luz na nossa realidade? Tem uma cena em "Star Wars - episódio VIII - Os Últimos Jedis", onde a protagonista Rey corta uma rocha ao meio com a arma. Esse é um bom ponto de partida para saber qual a potência do sabre de luz e como poderíamos obter uma arma parecida com o nosso conhecimento científico.

Se para a causa dos personagens da saga, a arma é "elegante para tempos mais civilizados", para nós, com base na nossa ciência, o objeto está mais para horripilante. O efeito da arma no corpo da vítima seria assustador. No vídeo, o cientista biomédico Lucas Rosa explica por que e dá mais detalhes.

E se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.