Topo

Autenticação pelo WhatsApp e mais 5 dicas para manter seu Instagram seguro

Instagram libera autenticação de dois fatores com envio de código por WhatsApp - Divulgação/Instagram
Instagram libera autenticação de dois fatores com envio de código por WhatsApp Imagem: Divulgação/Instagram

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

14/07/2021 19h37

O Instagram anunciou a chegada de um novo recurso pensando na segurança dos usuários. A partir de agora a rede social passa a contar com um novo método de autenticação em duas etapas, e as pessoas poderão usar o WhatsApp para receber os códigos para liberar o acesso à rede social — a opção para receber os números por SMS continua ativada.

"Nas próximas semanas, quem usar o WhatsApp poderá proteger a conta com o número de telefone do WhatsApp", disse o Instagram em comunicado, ressaltando que o recurso estará disponível em alguns países.

Como usar

Para ativar a novidade, você deve ir até "Configurações" -> "Segurança". Depois, clique em "Autenticação de dois fatores".

Ao fazer isso, será possível escolher entre três opções para receber os códigos: "aplicativo de autenticação", "WhatsApp" e "SMS".

Ao optar por receber por WhatsApp, você deverá colocar seu número de telefone e, na sequência, digitar o código que chegar.

Inicialmente você receberá o código por SMS e, em seguida, terá de confirmar seu número de telefone para que os novos números cheguem no WhatsApp.

Para desativar o recurso, basta retornar ao menu Configurações, desmarcar a opção "WhatsApp" e clicar em "Desativar". Em seguida, você também deverá desabilitar o uso do segundo fator de autenticação por SMS.

Autenticação de dois fatores no Instagram - Divulgação/Instagram - Divulgação/Instagram
Autenticação de dois fatores no Instagram
Imagem: Divulgação/Instagram

Verificação de Segurança

Além do segundo fator de segurança via WhatsApp, a rede social lançou um recurso chamado de Verificação de Segurança, que promete "ajudar as pessoas a manterem suas contas seguras contra a ação de invasores (hacking)".

De acordo com o Instagram, essa novidade irá orientar as pessoas sobre etapas necessárias para manter o aplicativo seguro, incluindo verificar a atividade de login, analisar as informações do perfil, além de solicitar uma atualização de informações de contatos para a recuperação de conta — como número de telefone ou email.

O Instagram também publicou as principais medidas que as pessoas devem tomar para manterem suas contas protegidas. Além de pedir para que os usuários ativem o segundo fator de autenticação, a rede social destaca os seguintes passos para manter as contas seguras:

  • Atualize seu número de telefone e email
  • Lembre-se de que o Instagram não se comunica com os usuários através do Direct
  • Para conferir se o Instagram tentou entrar em contato com você, acesse as "Configurações", "Segurança" e "E-mails do Instagram"
  • Denuncie conteúdo e contas que você considerar suspeitas
  • Habilite a solicitação de Login