PUBLICIDADE
Topo

Confira três mudanças que o Instagram fez que vão ajudar em seu home office

Getty Images
Imagem: Getty Images

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

04/07/2021 04h00

A adesão do home office potencializada pela pandemia de covid-19 parece ter contribuído para que empresas de tecnologia acelerassem mudanças na versão de seus programas para computador. O Instagram é um exemplo.

Recentemente, a rede social começou a testar a opção permitir publicações de fotos diretamente da versão web. O recurso é algo que em breve deve chegar para todo mundo.

Além disso, ao longo do ano passado, a rede social também liberou atualizações para sua versão para computador, como você pode conferir abaixo. Tilt reuniu três funções práticas para ajudar na vida em home office e ensina como usar.

Postar pelo PC

Ainda que esteja em fase de testes, como confirmado pelo Facebook em comunicado à "Bloomberg", a novidade de postar fotos e vídeos diretamente do computador é ótima.

Para os internautas "eleitos", um símbolo de + passou a aparecer na versão web do Instagram. Ao clicar, uma tela com a mensagem "Selecionar do computador" é aberta. Na sequência, é possível publicar fotos e vídeos.

Matt Navarra, consultor de mídia social, foi um dos internautas que notaram o teste.

Podemos notar que o recurso é bem parecido com a versão mobile, permitindo selecionar proporções, aplicar filtros e usar parâmetros básicos de edição.

O recurso não está disponível para todos ainda, mas está destacado no canto superior direito da tela, com uma mensagem que afirma: "Agora você pode criar e compartilhar postagens diretamente de seu computador".

Assistir lives pelo PC

No ano passado, a versão web do Instagram ganhou a função de assistir lives diretamente do computador, algo que só era possível no aplicativo para celular e tablets.

A mudança ocorreu graças ao aumento das transmissões em vídeo ao vivo. A interface vista no PC e no notebook permite visualizar os comentários, fazer um se desejar e até visualizar quantas pessoas estão assistindo àquela transmissão.

Para usar, é só clicar na bolinha com o símbolo do "Ao vivo" e acompanhar tudo em tempo real.

Acessar DMs pelo PC

Outro recurso que surgiu em 2020 é o acesso a DMs (direct messages ou mensagens diretas, em português) no computador.

Além de visualizar as mensagens recebidas por seus contatos (ou desconhecidos se o seu perfil for aberto), a ferramenta permite acessar o teclado emoji e enviar fotos e vídeos da galeria do seu PC.

A função aparece no canto superior direito do navegador, entre o indicador do feed e o explorar. É só clicar no ícone e a caixa de entrada de mensagens se abre.