Topo

Tchau, SMS! Instagram pode usar WhatsApp para autenticação em duas etapas

iStock
Imagem: iStock

Roseli Andrion

Colaboração para Tilt

24/05/2021 17h39

A autenticação em duas etapas (ou dois fatores) é considerada por muitos especialistas uma maneira de deixar suas contas virtuais mais seguras, mas pode ser um pouco complicada para quem não tem o hábito de mexer nas configurações de seus apps.

O Instagram, sabendo disso, quer tornar essa função ainda mais prática. A rede social trabalha em uma forma de usar o WhatsApp para efetuar essa segunda validação no momento do login.

Hoje, a autenticação em duas etapas do Instagram funciona assim: ao tentar fazer o login com seu email ou nome de usuário e senha, o app envia um código por SMS que você precisa digitar para confirmar que é você mesmo quem está tentando acessar a conta.

Mas, em breve, quem tentar fazer login no Instagram com a autenticação em duas etapas ligada vai poder receber o código de validação no WhatsApp. Quem descobriu a novidade foi o desenvolvedor italiano Alessandro Paluzzi, que a divulgou em sua conta no Twitter.

Diferentemente do que acontece no SMS, as mensagens no WhatsApp são criptografadas. "O SMS é um método mais frágil, porque permite que qualquer um facilmente se passe por uma empresa: além de usar apenas texto, normalmente as mensagens vêm de números totalmente desconhecidos", diz Arthur Igreja, especialista em Tecnologia e Segurança Digital, a Tilt.

Capturas de tela compartilhadas por Paluzzi mostram o menu de configuração do recurso. Aparentemente, essa deve ser uma função adicional, e não obrigatória —uma forma de o Instagram oferecer mais opções a usuários que estejam em busca de mais segurança, por exemplo.

Igreja destaca que o recurso pode, sim, trazer mais segurança, mas isso só vai ficar claro em médio prazo. "Ainda é cedo para falar se será mais robusto em termos de segurança. Os golpistas certamente vão tentar encontrar brechas nesse método."

Vale lembrar que, com engenharia social, os criminosos já conseguem burlar a autenticação em duas etapas do WhatsApp.

Apesar de o Instagram ainda não ter confirmado a criação da função, o WABetaInfo e outros veículos estrangeiros já dão o lançamento do recurso como certo. Tilt entrou em contato com o Instagram e o WhatsApp para compreender como a novidade vai funcionar e aguarda resposta sobre mais detalhes da função.

E a privacidade?

Em uma das telas obtidas por Paluzzi, o Instagram informa que os dados do usuário não serão compartilhados entre os serviços. Mas é mais um passo na direção da integração de plataformas que o Facebook planeja.

Vale lembrar que o Facebook é dono do Instagram e WhatsApp, e vem prometendo integrar os três serviços há anos. Já é possível ler mensagens do Instagram no Facebook Messenger, por exemplo.

"Essa integração resgata uma tarefa que era feita pelas operadoras de telefonia [usando o SMS] e agrupa todas as etapas do processo no ecossistema do Facebook", comenta Igreja. Se seus dados estão seguros nas mãos do Facebook, é outra discussão.