Topo

Mais rápido que teste? Cães detectam covid-19 até em meias sujas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

24/05/2021 17h13

A solução para a testagem em massa de covid-19 em pessoas, sobretudo em lugares cheios como estádios e aeroportos, pode ter quatro patas e ser bem peludinha. Isso porque testes com cães farejadores mostraram que eles podem ser ótimos para detectar o novo coronavírus em pessoas.

A pesquisa está sendo realizada pela London School of Tropical Medicine e os detalhes do estudo foram publicados nesta segunda-feira (24). De acordo com os cientistas, cachorros treinados para detectar o "odor" do coronavírus conseguiram descobrir o vírus em meias sujas com até 88% de acertos.

Mas, como toda pesquisa em andamento, é preciso ter calma. Os resultados até agora são bem animadores, mas o estudo ainda precisa ser revisado por pares e os testes precisam ser replicados no mundo real.

Os seis cachorros utilizados, por enquanto, só cheiraram 200 amostras de coronavírus em meias e camisetas usadas por trabalhadores da saúde e outras pessoas que testaram positivo para covid-19. Os cães conseguiram detectar até mesmo casos assintomáticos e leves da doença, assim como causados pela variantes britânica do vírus.

Além disso, de acordo com os testes, cães são muito rápidos para fazer a detecção e mais precisos do que alguns dos testes usados hoje em dia, como o de fluxo lateral, também conhecido como teste rápido.

Pesquisas envolvendo cães farejadores de covid-19 também estão sendo realizadas em países como França, Finlândia, na Alemanha e no Chile.