Topo

Não descarrega nunca: bateria de celular tem uma reserva quando chega a 1%?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Tilt, em São Paulo

20/04/2021 04h00

Se você já sentiu que a bateria do seu celular durou mais quando chegou a 1% e não te deixou na mão enquanto ficou sem uma tomada, você não está sozinho. A situação é bem comum por aí e bastante relatada por usuários. Isso leva muita gente a perguntar: será que as baterias têm uma "reserva" de energia quando chegam a 1%?

A situação pensada para celulares seria semelhante ao que muita gente aplica com carros. Várias pessoas vivem perigosamente andando por vários quilômetros com a luz do alerta de gasolina acesa.

Nos automóveis isso é real: todo carro tem uma reserva de combustível quando o alerta aparece, variando entre modelos. Mas e o celular?

O fato é que os celulares não saem de fábrica com uma reserva para que a pessoa consiga usar o aparelho por um pouco mais de tempo quando a bateria chega a 1% até achar uma tomada. Mas sim, é possível que isso ocorra dependendo do celular e, principalmente, se ele for novo.

"Quando a bateria é mais antiga, o consumo desse 1% é mais rápido. A bateria nova segura mais a carga e, por isso, você pode ter essa percepção", explica João Carlos Lopes Fernandes, professor de engenharia elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia.

O que também pode ocorrer nos celulares é uma falha de indicação visual da bateria. Ou seja: um problema na comunicação do aparelho com a bateria faz com que a porcentagem que aparece no display não seja condizente com o que há de energia no smartphone.

"Esses sistemas não são perfeitos, pode ter uma variação. [Nesse caso] Você pode não ter só 1%, pode ter mais", aponta Gerhard Ett, professor de engenharia química da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Há uma reserva, mas você não vai usá-la

Para tentar preservar os ciclos de bateria, os equipamentos não permitem um descarregamento completo dela. Em outras palavras, pode ser que ela esteja com 1%, mas na verdade tenha 20% de sobra — só que esses 20% não são disponibilizados para você.

"Nas baterias consta que tem 1% disponível para você, mas ela tem mais. Normalmente com 1% para você, tem 20% de bateria, mas não para você. Se você descarregá-la totalmente, vai durar muito pouco", diz Ett.

Ainda que esse sistema impeça um descarregamento completo da bateria, os especialistas sempre aconselham evitar que o celular descarregue totalmente para que a bateria tenha uma vida útil maior.

É bom lembrar ainda que o inverso também pode ocorrer: o celular mostra que tem bateria, mas acaba desligando sem consumir a energia que o display aponta ter. Tilt já explicou por que tem celular que "descarrega do nada".