PUBLICIDADE
Topo

Deixar carregador do celular na tomada pode incendiar a sua casa?

Markus Spiske/Pexels
Imagem: Markus Spiske/Pexels

De Tilt, em São Paulo *

04/04/2021 04h00Atualizada em 05/04/2021 16h07

Se tem gente que não se preocupa nem retirar o celular da tomada imediatamente após o carregamento completo, prática bem importante para preservar a vida útil da bateria, imagina desplugar o carregador e o cabo USB? Vira e mexe aparecem notícias dizendo um carregador causou incêndio. Será que há motivos para preocupação?

Especialistas entrevistados por Tilt afirmam que carregadores originais dificilmente causarão incêndios se forem mantidos na tomada, por isso o ideal é sempre optar por originais —ou ao menos homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

"Isso pode acontecer se for carregador pirata. O carregador original só fornece energia se está conectado [ao celular], os outros não têm nenhuma proteção", explica João Carlos Lopes Fernandes, professor de engenharia elétrica e de computação do Instituto Mauá de Tecnologia.

Em suma, alguns desses carregadores não entendem que não há um aparelho conectado e continuam consumindo corrente elétrica — algo que não ocorre nos originais, a não ser que haja uma luz LED no carregador.

Ele diz que os carregadores piratas são perigosos até se há pessoas na residência e que esse tipo de problema é "mais comum do que o normal". Ou seja, é bom pensar duas vezes na hora de comprar aquele carregador que é oferecido pelos vendedores no transporte público.

Rede elétrica da sua casa também pode ser vilã

Antonio Carlos Gianoto, professor do departamento de engenharia elétrica da FEI, também acha que é boato a história de que um carregador original pode incendiar sua casa. Ele alerta, no entanto, contra possíveis problemas na rede elétrica da casa que possam ocasionar incêndios.

"Precisa ver as condições, tem muita residência detonada. Mas a chance de entrar em curto é pequena. O carregador ligado na tomada sem celular conectado é como se você tivesse um interruptor sem a lâmpada. Não vai haver consumo de corrente. Se houver, não foi ele que provocou. Uma oscilação na rede elétrica é mais provável", afirma.

Original ou pirata? Deixe sempre fora da tomada

Mesmo com a probabilidade pequena de acidentes ocorrerem com carregadores originais, a dica dos dois especialistas é a mesma: sempre retire o carregador da tomada após encerrado o uso. Isso vale tanto para o risco de um raio atingir a rede elétrica da casa e gerar um curto como por uma precaução mesmo.

"O recomendado é mesmo sendo original deixar fora da tomada. E evitar o máximo os carregadores piratas. Isso é risco de vida, risco de perder o aparelho. Aquele de carro pode até complicar a parte elétrica do carro. A cara dele pode ser igual, mas o que ele faz não é", avisa o professor João Carlos.

A gente sabe que o preço dos carregadores originais é absurdo e até já comentamos sobre isso. Mas às vezes vale investir um pouco mais em prol de sua segurança.

* Com informações de reportagem publicada em março de 2017.