PUBLICIDADE
Topo

Que sonho! Em 1 minuto, carregador enche 80% da bateria de celular chinês

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Rodrigo Trindade

De Tilt, em São Paulo

09/12/2019 19h55

Sem tempo, irmão

  • Pesquisador apresentou resultado de projeto indicado a prêmio em 2016
  • Testado em um Huawei P30, carregador levou bateria a 80% em 60 segundos
  • Carregador mais rápido demonstrado por empresas leva 17 minutos para chegar a 100%

E se, para carregar seu celular, você precisasse apenas de 60 segundos? É nisso que pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China estão trabalhando.

Representando a instituição de ensino, o professor Huang Yunhui apresentou, no último dia 1º de dezembro, em Pequim, um carregador ultrarrápido capaz de levar a carga de um smartphone de 0% a 80% em um minuto. Segundo o site Giz China, o experimento utilizou como cobaia o Huawei P30, modelo que tem uma bateria de 3.650 mAh.

Além do aparelho da Huawei, celulares das marcas Oppo e TCL também têm sido usados nas demonstrações da tecnologia, que é baseada em um projeto de Huang que ficou entre os indicados de 2016 dos Prêmios de Ciências Naturais chinês, intitulado "Arquitetura e mecanismo sinérgico de de materiais de eletrodos compósitos de alto de desempenho para armazenamento de energia".

O experimento, que é apontado como uma solução para futuros smartphones compatíveis com 5G, supera (e muito) a velocidade do carregador mais rápido já demonstrado comercialmente. Este é da também chinesa Xiaomi, que desenvolveu um acessório de 100 W, capaz de dar a carga completa em uma bateria de 4.000 mAh em apenas 17 minutos.

Entre os celulares que Tilt testou em 2019, o mais próximo que se chegou a isso foi com o Moto G7 Plus, que levou 51 minutos para completar a carga de sua bateria de 3.000 mAh. Outro concorrente é o Galaxy Note 10+, que levou 1h04 para carregar a bateria de 4.300 mAh — na prática, ele é o vencedor dessa disputa.

O aparelho da Motorola vinha com o carregador turbo de 27 W, mais fraco do que o que vem com o recém-lançado Motorola One Hyper, que é de 45 W e promete 12 horas de uso em 10 minutos ligado na tomada — ou 75% da bateria de 4.000 mAh em meia hora, de acordo com a empresa. O da Samsung, por sua vez, vem com um carregador de 25 W.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS