Topo

Clima, rota econômica e setas no shopping: Google Maps amplia recursos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

30/03/2021 07h00

O Google Maps está recebendo um monte de novas atualizações segundo anúncio da companhia nesta terça-feira (3). De modo geral, o app terá novas funções como previsão de tempo, nível de qualidade do ar, rotas que gastam menos combustível e opção para comércios locais dizerem se aceitam delivery ou retirada de produtos.

Apesar de divulgar várias novidades, elas serão disponibilizadas aos poucos nos próximos meses, de acordo com o Google. Ainda não há uma data exata para chegarem ao mercado brasileiro.

Previsão do tempo, qualidade do ar e mapas detalhados

O sistema de mapas do Google ganhará dois novos tipos de informação: clima e qualidade do ar. A primeira mostrará detalhes de previsão de tempo do seu destino, facilitando a vida de quem não sabe se deve levar blusa ou roupas mais leves para um passeio, por exemplo. Já a segunda indicará o nível da qualidade do ar, até para evitar que pessoas com doenças respiratórias tomem mais cuidado com essas áreas.

Google Maps terá função de mostrar qualidade do ar e clima; recursos estarão disponíveis na opção Camadas - Divulgação - Divulgação
Google Maps terá função de mostrar qualidade do ar e clima; recursos estarão disponíveis na opção Camadas
Imagem: Divulgação

Outra modalidade prometida é o que eles chamam de Google Maps Detalhado, que é ter acesso a mais detalhes de um local, como calçadas, se é possível andar com carrinho de bebê nelas e se a via é acessível para quem usa cadeira de roda, por exemplo.

Rotas econômicas e visualização por modais

Atualmente, se você quiser checar o tempo para um destino no Google Maps, ele dá a opção para você clicar em abas com o desenho de uma moto, carro ou ônibus para ver detalhes. Com a nova versão, a pessoa poderá escolher alguns modais de preferência (carro, bicicleta e app de transporte, por exemplo) e essas informações aparecerão em uma só aba, facilitando a visualização de tempo e itinerário.

O Google tem criado algumas soluções para quem quer reduzir a emissão de carbono. Além de indicar onde há estações de carregamento de carros elétricos, a empresa vai liberar o que eles chamam de rota eco-friendly (ecologicamente amigável).

Na prática, isso consiste em um itinerário indicado pelo Google em que a pessoa gasta menos combustível. Então, pode ser, por exemplo, uma rota com mais descidas. Na interface do app, o recurso aparecerá com um símbolo de uma folha de cor verde.

Ainda nesta toada de recursos ecologicamente corretos, em países europeus o Google Maps indicará aos motoristas se estão em zona de baixa emissão. De forma resumida, estas são áreas definidas por autoridades locais com níveis perigosos de poluição e de acesso restrito a carros —em alguns casos, há até cobrança de pedágio para inibir a entrada de veículos.

Live view em locais fechados

Disponível há pelo menos um ano, o Live View facilita encontrar itinerários mostrando direções com realidade aumentada (a câmera do celular escaneia o local onde você está e mostra setas indicadoras do caminho). Agora, o Google vai implementar esta função em locais complicados de caminhar, como shoppings, estações de trem e aeroportos, começando em Tóquio (Japão) e Zurique (Suíça).

Novidades para comércio

Ainda que o Google Maps seja conhecido por mostrar rotas, o app conta com uma rede de perfis comerciais. Então, você consegue ver, por exemplo, o horário de operação de um restaurante, os dias de maior movimento e até avaliações sobre os estabelecimentos.

Neste tempo de pandemia, a empresa vai disponibilizar uma função para permitir maior detalhamento do funcionamento de comércios locais. Assim, os empresários presentes no Google Maps poderão indicar se aceitam delivery (se sim, em quais plataformas) e se há opção de retirada no local.