Topo

Não quer que sua casa apareça no Google Street View? Saiba como desfocá-la

Freepik
Imagem: Freepik

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

23/09/2020 04h00

Sem tempo, irmão

  • Google possui função que permite solicitar o desfoque de objetos
  • Plataforma já desfoca automaticamente rostos e placas de veículos nas imagens
  • Mas cuidado: se o pedido for atendido, não dá para voltar atrás

O Google Street View é um recurso lançado em 2007 que permite ao usuário ver como de fato são as ruas de diversas cidades do mundo sem nem precisar sair de casa. Mas esse serviço não agrada todo mundo.

Por mais interessante e útil (em algumas ocasiões) que ele seja, o recurso pode acabar sendo usado para fazer o mal — vai que um perseguidor online queira saber exatamente como é a sua casa e a rua onde ela fica. Paranoias a parte, talvez você simplesmente valorize a sua privacidade e não queira ter fotos de sua casa disponível para todos verem.

Pois saiba que o Google tem uma função que permite solicitar o desfoque de objetos no Street View. O recurso faz parte das medidas tomadas pela empresa para manter a privacidade das pessoas que usam a plataforma. Já existe uma tecnologia capaz de desfocar automaticamente rostos e placas de veículos nas imagens, mas é possível solicitar o desfoque de outros objetos.

Mas atenção: esse é um caminho sem volta. Após a publicação de uma foto desfocada, não é possível remover a sua edição. As imagens que foram desfocadas permanecerão assim mesmo que toda a região seja atualizada posteriormente na plataforma. Portanto, nada de brincar com coisa séria. Só solicite o desfoque quando ele for realmente necessário.

Confira abaixo como pedir para o Google desfocar a sua casa:

1. Abra o Google Maps, pesquise pelo local desejado.

2. Clique no ícone de bonequinho amarelo no canto inferior direito e arraste-o para o ponto desejado.

3. Centralize a fachada de sua casa e clique agora em "Informar um problema" no canto inferior direito.

4. Você será redirecionado para outra página. Centralize a caixa vermelha em sua casa. Informe qual objeto deseja desfocar e escreva no campo fornecido o motivo da solicitação.

5. Informe seu endereço de email, marque a caixa de verificação e clique em "Enviar".

Após realizado o procedimento, você receberá um email do Google informando que a solicitação está sendo revisada. Outro email será enviado quando isso se resolver. Além disso, a empresa também pode entrar em contato para solicitar informações adicionais.

O recurso está presente em todos os países onde há Google Maps e Google Street View.