Topo

Saiba como investigar se alguém está se passando por você na internet

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

07/02/2021 04h00

Pode ser alguém só fazendo uma brincadeira de mau gosto ou um desconhecido que simplesmente achou sua foto na internet e a usou para fazer um perfil falso. Seja qual for o motivo, alguém pode estar se passando por você.

Existem algumas maneiras de investigar e, eventualmente, descobrir se alguém resolveu usar sua imagem ou seu nome sem permissão, mas a primeira coisa a fazer é dar ouvidos a amigos, familiares e colegas de trabalho. Se algum de seus contatos relatar algo estranho, fique alerta.

O Google Imagens é um aliado na hora de investigar se alguém está usando sua foto. Já em redes sociais, como o Facebook, preste atenção sempre que mencionarem seu nome e configure sua conta para evitar inconvenientes.

Por causa do recente vazamento de dados de mais de 220 milhões de brasileiros, que vão desde nome, CPF, a fotos, pessoas mal intencionadas e até criminosos podem usar imagens suas para criar cadastros em sites que você nem frequenta.

Confira o passo-a-passo da investigação

Entre no Google e clique em "Imagens" na parte superior da página.

Entre no Google e clique em "Imagens" na parte superior da página - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Lá, clique no ícone de câmera fotográfica que aparece ao lado da barra de buscas.

Google - clique no ícone de câmera fotográfica  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na área de pesquisa por imagens, carregue uma foto sua.

Google - carregue uma foto sua - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Google fará uma busca e apresentará os resultados com a sua foto... ou as que são muito semelhantes à imagem.

Google - resultados da pesquisa com a foto - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quem busca uma imagem para usar sem permissão tem acesso mais fácil às fotos de perfis das redes sociais, por que elas têm mais visibilidade. Uma dica é começar a busca pelas suas fotos do Facebook e depois passar para as que você mais costuma usar.

Achou seu nome na rede?

Por mais exótico que seu nome seja, lembre-se de que sempre podem existir homônimos. Se encontrar um, cheque se a pessoa está tentando se passar por você antes de fazer uma denúncia formal.

No Facebook, uma boa forma de saber se existe um outro perfil com seu nome é habilitar a notificação de marcação em fotos. Com ela, você é avisado e precisa autorizar a publicação antes de seu nome aparecer numa foto.

Para fazer isso, entre no seu Facebook e vá em "Configurações". Se você estiver usando o aplicativo, basta clicar nos três tracinhos no canto superior direito da tela para acessar o menu. "Configurações" é a primeira opção que aparece.

Facebook - vá em configurações - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Logo depois, desça a tela até a seção Privacidade e toque em "Perfil e marcação".

Facebook - desça a tela até a seção Privacidade e toque em "Perfil e marcação" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na parte "Marcações", configure para receber notificações quando for marcada por "Qualquer pessoa".

Facebook - Na parte "Marcações", configure para receber notificações quando for marcada por "Qualquer pessoa" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No Google, vale criar um alerta para ser avisado quando seu nome aparece na ferramenta de busca. Para isso, acesse o Google Alerts. Basta digitar a palavra a ser monitorada (seu nome) e determinar onde (notícias, vídeos, grupos) e com que frequência a checagem deve ser feita. Para buscas mais precisas, coloca seu nome completo entre aspas.