Topo

Para seguir a lei francesa, iPhone 12 vem com fone de ouvido em caixa extra

O YouTuber Jean-Baptiste Nicolet, do canal TheiCollection, teve acesso ao produto - Reprodução/YouTube
O YouTuber Jean-Baptiste Nicolet, do canal TheiCollection, teve acesso ao produto Imagem: Reprodução/YouTube

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

22/10/2020 14h29

O único país do mundo em que o novo iPhone 12 virá com fones de ouvido é França. A Apple tomou essa decisão para se adequar à legislação do país. Mas como incluir o fone no pacote? Muito simples: basta colocar a caixa original (apenas com celular e cabo, como será vendida no mundo todo) dentro de uma outra caixa, maior.

A Apple tomou a polêmica decisão de não incluir EarPods ou carregador de tomada em toda a linha do iPhone 12 (12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max). Mas, até as vésperas do início das vendas, não havia se atentado a uma lei francesa, de 2015, que exige que todo celular comercializado no país inclua fones de ouvido.

A solução não poderia ser mais simples —e ecologicamente incorreta. A Apple fez caixas brancas, com um espaço para o fone na parte de baixo, sobre o qual encaixou a caixa padrão do smartphone. O YouTuber Jean-Baptiste Nicolet, do canal TheiCollection, já teve acesso ao produto, que começa a ser vendido nas próximas semanas. Veja o unboxing:

A obrigatoriedade está disposta no artigo L34-9, da Lei das Comunicações Eletrônicas: "Qualquer objeto que contenha equipamento de rádio não pode ser distribuído sem um fone de ouvido com fio sólido e confiável. Os manuais do usuário e a embalagem dos aparelhos de telefone celular devem conter informações claras e visíveis solicitando o uso de um fone com fio".

De acordo com o governo francês, o objetivo é que as pessoas exponham menos suas cabeças à energia de radiofrequência (RF), emitida com maior intensidade durante ligações telefônicas. Se descumprirem a Lei, as empresas podem ser multadas em 75 mil euros (quase R$ 500 mil na atual conversão).

A Apple também deixou de incluir EarPods e plugue de tomada nos outros modelos ainda fabricados (iPhone 11, iPhone XR e iPhone SE). Todos agora vêm em uma embalagem menor —menos na França— apenas com um cabo Lightning para USB-C. É um avanço em relação ao antigo cabo USB-A, permitindo uma carga mais rápida.

o novo iPhone virá dentro da caixa original - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Na França, o novo iPhone virá dentro da caixa original que será colocada dentro de uma outra caixa maior, contendo os fones
Imagem: Reprodução/YouTube

Já o carregador não será incluído em nenhum país. Se você não tiver um compatível, terá de adquirir um a parte. O original, de 20W, está por R$ 219 no site brasileiro da Apple.

De acordo com a empresa, a medida beneficia o ambiente com menos emissões de carbono e extração de minérios, otimiza o transporte e compensa parte dos custos elevados de fabricação da linha 12, que agora inclui tecnologia 5G e processador A14 Bionic.

"Todas essas mudanças reduzirão dois milhões de toneladas de emissões de carbono por ano, o equivalente a remover cerca de 450 mil veículos das estradas a cada ano", justificou a Apple.