Topo

iPhone 12 não suporta 5G se estiver usando dois chips ao mesmo tempo

iPhone 12 mini (à esquerda) e iPhone 12 - Divulgação/Apple
iPhone 12 mini (à esquerda) e iPhone 12 Imagem: Divulgação/Apple

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

21/10/2020 13h40

A Apple lançou neste mês a sua linha iPhone 12 com quatro modelos e trouxe como uma das principais novidades a compatibilidade do aparelho com a tecnologia 5G. Mas, usuários que pretendem usar dois números no mesmo aparelho podem ficar presos ao 4G.

De acordo com o site TechRadar, um usuário do Reddit compartilhou um documento de treinamento da Apple chamado "O que você precisa saber sobre o 5G no iPhone", no qual a empresa afirma que, quando o usuário usar o modo dual SIM, as linhas ficarão no 4G. O site MacRumors afirma ter recebido uma confirmação de que a documentação é real.

"Ao usar duas linhas no modo Dual SIM, os dados 5G não são suportados em nenhuma das linhas e ficarão em 4G LTE", diz um trecho do documento.

Isso significa que para ter o 5G disponível, o usuário deveria desligar um dos dois SIMs, o que seria um problema aos consumidores que costumam usar o telefone com uma linha para o trabalho e outra para contatos pessoais, por exemplo.

Trecho do documento de treinamento da Apple, segundo o site MacRumors - Reprodução/MacRumors - Reprodução/MacRumors
Trecho do documento de treinamento da Apple, segundo o site MacRumors
Imagem: Reprodução/MacRumors

Segundo o MacRumors, essa informação revelada no documento, enviado pela Apple a varejistas e operadoras telefônicas, não consta em nenhum lugar na página de suporte do Dual SIM do iPhone, atualizada pela última vez em 26 de setembro.

A Apple ainda teria afirmado que apenas o cliente que use o eSIM e estiver em uma operadora com plano 5G terá acesso à internet da quinta geração. Ou seja, não seria possível usar o 5G por meio de um chip nano tradicional.

Mas calma! O mesmo usuário que postou o documento no Reddit também afirmou ter recebido uma informação de que a incompatibilidade pode ser um problema de software. Ou seja, algo que a Apple poderia resolver no futuro.

Além disso, a postagem diz que fontes confirmam que uma atualização chegará ainda em 2020 para habilitar o 5G no modo Dual SIM.

Tilt entrou em contato com a Apple para tentar confirmar a veracidade do documento divulgado no Reddit e aguarda o posicionamento da empresa.

Modelos vendidos nos EUA funcionarão com 5G no Brasil

Com o iPhone 12 chegando primeiro ao mercado dos Estados Unidos, muitos se perguntam se os aparelhos comprados lá funcionarão normalmente no Brasil. E a resposta para essa dúvida é animadora: sim!

Após o lançamento dos aparelhos, a Apple colocou em seu site as informações técnicas sobre a compatibilidade com redes, mostrando que os iPhones 12 serão compatíveis com as bandas utilizadas no Brasil para o 4G (2.100 MHz, 1.800 MHz, 2.600 MHz e 700 MHz).

No ano passado, a linha do iPhone 11 comercializada nos EUA não operava na banda 28, da frequência 700 MHz, o que causou um problema sério para usuários brasileiros que queriam adquirir os aparelhos antes mesmo de chegarem por aqui.

Com relação à quinta geração, as bandas utilizadas pelas operadoras após o leilão da Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações), previsto para o primeiro semestre do ano que vem, também são conciliáveis com os aparelhos da Apple. O site da fabricante aponta que os iPhones 12 são compatíveis com as frequências n78 (3.500 MHz) e n40 (2.300 MHz), que serão destinadas ao leilão.