PUBLICIDADE
Topo

Locadora na palma da mão: veja apps para alugar carro por poucas horas

Sergio Souza/ Unsplash
Imagem: Sergio Souza/ Unsplash

Laura Martins

Colaboração para Tilt

14/06/2020 04h00

É impossível ignorar a mudança de pensamento após a chegada da Uber (e a consequente criação de concorrentes) em nossa vida. Muitas pessoas deixaram de usar seus carros com regularidade e outras até os venderam e preferem usar outros tipos de transporte.

Mas, algumas vezes, ter seu próprio automóvel pode fazer falta em viagens de longas distâncias ou para uso por um tempo maior - o que deixaria os serviços de motorista de app bastante caros. Para suprir essa demanda, empresas criaram aplicativos de aluguel de carros por hora, com menos burocracia e, algumas vezes, preço mais baixo que as locadoras tradicionais. Confira:

Moobie

Moobie - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Moobie é um aplicativo que faz a ligação entre pessoas dispostas a alugar seus carros e as que precisam de um veículo. O primeiro passo é escolher se deseja cadastrar seu carro (é necessário colocar os dados como placa e modelo, valor da diária e a descrição que desejar) ou se necessita alugar (cadastro com dados pessoais e da Carteira Nacional de Habilitação - CNH).

Em seguida, ele mostra um mapa com os carros mais perto de você. Ao clicar em uma opção que te agrade, você tem mais informações sobre o carro (como, por exemplo, qual a quilometragem rodada aceita, a quantidade de diárias mínimas/máximas e, claro, o preço por diária).

Para reservar o carro, basta dizer dia e horários de retirada e devolução, e aguardar o aceite do proprietário. Ou seja, o aplicativo promete diminuir a burocracia das locadoras e ajudar quem gostaria de ter uma renda com o automóvel.

Turbi

Turbi - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O aplicativo, disponível somente para Grande São Paulo, aposta na locação de carros por horas. Eles possuem alguns modelos de automóveis (todos com câmbio automático) dispostos em várias áreas da cidade. O usuário deve fazer o cadastro, escolher o carro mais próximo e realizar a reserva pelo tempo que necessitar.

O cliente não precisa abastecer (um ponto bastante positivo, já que o valor total será o pago diretamente à empresa), mas é obrigatória a devolução no mesmo local onde o carro foi retirado. A liberação do carro não necessita de pessoas —o próprio celular o destrava e o motorista pega a chave no porta-luvas.

As únicas desvantagens apontadas foram o fato de a empresa estar presente somente na região da capital paulista e, segundo muitos usuários, problemas no cadastro de suas CNHs, o que inviabiliza o uso do serviço.

Toyota Mobility Services

Toyota Mobility Services - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A Toyota lançou o seu próprio serviço de aluguel de carros por hora, o Toyota Mobility Services. O aplicativo é bastante similar aos outros: após um cadastro e aprovação de documentos, o usuário visualiza em um mapa quais são as estações de retirada disponíveis.

A vantagem é que a empresa já está em diferentes cidades, como São Paulo, Vitória, Natal, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, entre outros, e deve expandir o serviço para outras regiões. Por outro lado, os preços não são tão baratos assim, pois a companhia oferece seus carros de linhas completas e até de luxo.

Rentalcars.com

Rentcars.com - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quem prefere uma locadora de carros tradicional ou precisa do carro por mais tempo também tem uma opção de app que ajuda na escolha perfeita. O Rentalcars.com faz a simulação de diversas empresas ao mesmo tempo (como o Skyscanner faz com passagens aéreas, por exemplo) para ajudar na escolha.

Diferente dos outros aplicativos, não é necessário fazer nenhum cadastro prévio. Basta colocar onde pretende retirar e devolver o carro, em que dia e horário e ele mostra as melhores opções para o período.

Também é possível filtrar por preço, categoria, características do carro, entre outros. Ainda assim, se possível, é válido conferir no aplicativo/site da própria locadora se não há uma oferta especial.