PUBLICIDADE
Topo

Doido das plantas? Estes apps vão te lembrar de regar e até saber espécie

Ter planta em casa virou moda e coisa séria para muita gente - miodrag ignjatovic/Getty Images
Ter planta em casa virou moda e coisa séria para muita gente Imagem: miodrag ignjatovic/Getty Images

Laura Martins

Colaboração para Tilt

07/06/2020 04h00Atualizada em 08/06/2020 14h29

Ter plantas e flores em casa (ou até uma horta) faz parte da vida de muita gente, virando coisa séria para algumas pessoas - são os cada vez mais comuns "doidos das plantas". E aí tem um problema: pode não ser tão simples cuidar delas para que estejam sempre saudáveis.

Para alguns, é difícil até lembrar quais os dias corretos para regá-las (inclusive eu, confesso).

Mas, para te ajudar, nós separamos cinco aplicativos para conhecer mais sobre plantas, qual a melhor forma de cultivo e até qual a melhor lua para os cultivos que você gostaria de fazer. Só lembramos que esses apps podem não ser tão precisos quanto um botânico profissional, então cuidado para não plantar ou comer algo delas sem checar as informações em outras fontes.

PlantNet

PlantNet - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O PlantNet é o aplicativo perfeito para quem quer identificar plantas. Ele foi desenvolvido por cientistas de diferentes instituições e identifica as espécies por foto (é possível fazer upload de uma imagem antiga ou tirar a fotografia na hora). Ele é tão preciso que, ao carregar uma foto, ele pergunta se é uma folha, flor, fruta, casca, tipo biológico ou outro.

Ele também possui projetos de plantas específicas, como espécies de uma parte do mundo. Na página inicial, os usuários podem ver os uploads de outras pessoas e validar se as especificações realmente coincidem com as fotos, como se fosse um feed.

Ao carregar os detalhes de uma busca, há uma galeria de fotos por cada pedaço da planta (como flores, caule, folhas, etc), além da página do Wikipedia, as informações básicas e fotos de outros usuários.

Moon & Garden

Moon & Garden - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quem conhece um pouquinho mais de jardinagem sabe que as fases da lua também influenciam nas plantações. O Moon & Garden veio para te ajudar a entender um pouco mais sobre essa relação. Ele funciona com um calendário que mostra o que deve ser plantado em cada dia.

Ao clicar na data desejada, ele mostra quais as flores e as verduras/legumes que devem ser plantados no dia, além do que você pode fazer ou não (como passar uma planta de um vaso ao outro ou podá-las). Ele também fala a distância da lua, qual a fase que ela está e deixa o usuário tirar fotos e escrever notas.

O aplicativo é muito interessante e fácil de usar, mas tem um ponto negativo: está disponível somente em inglês, dificultando o entendimento das explicações para quem não fala o idioma.

Cultivar! Brasil

Cultivar! Brasil - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Focado em hortas e pomares, o Cultivar! Brasil tem muitas informações sobre como plantar verduras, legumes e frutíferas. Para ajudá-lo de maneira eficaz, ele primeiro pergunta em qual região do país você está. Na página inicial, ele também fala um pouco sobre a lua (não de maneira tão detalhada como o Moon & Garden, mas entrega um bom resumo).

O usuário também tem acesso às melhores espécies para plantar no mês, dicas básicas, planejamento da horta, quando plantar, cuidados com a horta e catálogo de hortaliças. O aplicativo é bastante completo, mas em alguns momentos acaba fechando sozinho. Os erros não chegam a ser prejudiciais para seu uso.

Waterbot

WaterBot - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Waterbot é o aplicativo perfeito para quem - como eu - esquece de regar suas plantas. Ele funciona de maneira bastante simples: ele permite configurar lembretes para cada tipo de planta (com imagens fofas para cada uma ou tirando uma foto para facilitar a identificação).

Basta colocar de quanto em quanto tempo cada uma delas precisa ser regada e ele envia uma notificação no horário programado.

Yara CheckIT

Yara Check - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Aplicativo criado para ajudar quem está com dificuldades em sua plantação. Basta escolher qual o cultivo e qual a deficiência para saber mais. Ele mostra os sintomas, razão, a importância e o porquê da piora.

O Yara CheckIT tem muitas informações sobre cada uma das deficiências, mas não há vasta opção de tipos de culturas - provavelmente pois as informações são colocadas de acordo com os produtos da própria empresa. De qualquer maneira, é bastante útil para quem tem problemas com plantações disponíveis.