Topo

De tutor de aluguel a 'Uber para bichos': o que esperar de apps para pets

Apps ajudam na convivência com os os pets - Getty Images/iStockphoto
Apps ajudam na convivência com os os pets Imagem: Getty Images/iStockphoto

Fernando Barros

Colaboração para Tilt

25/02/2022 04h00

Eles fazem companhia, divertem com suas travessuras (bagunçam tudo de vez em quando também, é verdade), mas alegram a rotina de quem é apaixonado por pets. Só no Brasil são 139,3 milhões de animais de estimação, de acordo com dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

Os cachorros ("doguinhos"/"catíoros" para os íntimos) são a preferência nacional, com 54,2 milhões deles nos lares brasileiros. Gatos chegam a 23,9 milhões; peixes, 19,1 milhões e aves, 39,8 milhões. Outras espécies de animais somam 2,3 milhões. E para ajudar nos cuidados com os bichinhos, aplicativos para celular podem ser um grande aliado.

Tem desde apps voltados para pesquisar por produtos e serviços específicos para eles até programas que dão uma mãozinha na hora de tirar aquela selfie com o pet para as redes sociais. Tilt separou alguns para você com download gratuito. Confira!

11Pets

11Pets - Divulgação - Divulgação
11Pets
Imagem: Divulgação

O objetivo do aplicativo é reunir informações importantes para facilitar os cuidados do animal. Dá para acompanhar, por exemplo, cronograma de vacinas e banhos, com a possibilidade de ativar notificações para te lembrar das próximas datas.

Outra funcionalidade é o registro de dados médicos sobre o pet, incluindo indicadores de peso e temperatura e resultados de exames de sangue, clínicos e raios-X.

Com esse histórico à mão, é possível compartilhar com os profissionais que tratam do seu animal, ajudando no monitoramento da saúde, na identificação de alguma doença e no tratamento adequado.

Dog Hero

DogHero - Divulgação - Divulgação
DogHero
Imagem: Divulgação

Vai viajar e não pode levar o seu cãozinho? Quer deixá-lo com alguém durante o tempo que passa fora de casa trabalhando?

O app conecta tutores com pessoas que possam hospedar cachorros e gatos, por exemplo, por algumas horas ou dias. Você pode consultar as avaliações que são feitas pelos usuários para cada anfitrião e, durante a estadia, receber mensagens, fotos e vídeos para acompanhar se está tudo bem.

Além dos serviços de hospedagem, pelo aplicativo, dá também para buscar por pet sitter, um tipo de cuidador que vai até sua casa para ficar com o doguinho durante a sua ausência, ou dog walkers, pessoas que vão na hora combinada levá-lo para passear.

Apesar de o nome indicar que o foco do app são cães, quem tem gatos em casa também pode usá-lo. Basta ativar o filtro "Aceita gatos" nas buscas que fizer.

PetDriver

PetDriver - Divulgação - Divulgação
PetDriver
Imagem: Divulgação

Nos últimos anos, aplicativos de deslocamento como Uber e 99 se popularizaram, mas e que tal uma plataforma específica para transportar animais de estimação? Essa é a proposta do PetDriver, que pode ser uma mão na roda na hora de levar o seu bichinho ao veterinário ou ao pet shop.

Segundo o aplicativo, os motoristas cadastrados são pessoas apaixonadas por animais e, ao fim de cada viagem, ocorre uma higienização do veículo. Cães são transportados presos por peitorais ao sistema de segurança e gatos seguem em suas próprias caixas de transporte.

Caso o tutor não realize a viagem junto com o pet, pode acompanhá-la em tempo real pelo app.

Petlove

PetLove - Divulgação - Divulgação
PetLove
Imagem: Divulgação

Vai comprar uma casinha para o cachorro? Ou um novo aquário para os peixes? Precisa de um arranhador para o gatinho? Esses e outros itens como coleiras, bandejas sanitárias, gaiolas, petiscos, ração, medicamentos e antipulgas podem ser buscados no aplicativo.

Funcionando como um grande pet shop online, você faz compras sem sair de casa e os pedidos são entregues em todo o país. O app ainda salva seus produtos favoritos e, numa próxima compra, é só adicioná-los ao carrinho.

DogCam

DogCam - Divulgação - Divulgação
DogCam
Imagem: Divulgação

Se você nunca consegue fazer uma boa foto com o seu cãozinho, porque ele não posa ou olha para a câmera, esse aplicativo promete resolver o seu problema. O app dispõe de vários efeitos sonoros que podem ser ativados na hora de capturar a imagem.

São latidos, assobios, barulhos de brinquedos e outros sons para chamar a atenção do seu dog e mantê-lo olhando para o celular enquanto tira a selfie. Dá também para gravar vídeos divertidos.

MeAuDote

MeAuDote - Divulgação - Divulgação
MeAuDote
Imagem: Divulgação

Voltado para adoção de animais, o aplicativo conecta doadores e quem está em busca de um novo amiguinho.

Se quiser adotar, dá para pesquisar os mais próximos de você, ativando o filtro de localização. Cada pet tem um perfil na plataforma, onde é possível ver fotos, informações como porte, raça, se é vacinado, castrado, vermifugado etc e entrar em contato com o responsável. Já se você tem algum bichinho para doar pode fazer o cadastro no app e ajudá-lo a encontrar um novo lar.