PUBLICIDADE
Topo

Nunca coloque esta imagem como fundo de tela: seu celular pode travar

Papel de parede que dá problema em alguns celulares Android - Divulgação
Papel de parede que dá problema em alguns celulares Android Imagem: Divulgação

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

01/06/2020 15h21

Um novo bug em celulares Android foi descoberto neste final de semana. Ao trocar o "papel de parede" para a imagem acima, muitos smartphones travam e precisam ser restaurados para voltar a funcionar.

O problema, reportado pelo tuiteiro de tecnologia Ice Universe, ocorre principalmente em celulares da Samsung. Alguns aparelhos Google Pixel, OnePlus, Nokia e Xiaomi também foram afetados.

A imagem em questão é um arquivo .jpeg comum, de uma bela cena do sol entre montanhas à beira de um lago. Apenas salvá-la em seu smartphone ou computador não causa nenhum dano. Porém, ao defini-la como fundo de tela, as anomalias se manifestam.

Assim que o papel de parede é alterado, os modelos afetados travam: a tela fica piscando, e não responde a nenhum comando. É possível apenas desligar ou reiniciar —mas o erro persiste. A única maneira de reparar o bug é restaurar o aparelho. Veja como acontece:

Esse travamento é chamado "soft-brick". Ou seja: o aparelho fica inutilizável, mas é possível consertá-lo de modo relativamente simples. Alguns usuários relataram que conseguiram solucionar ao ligar o celular em modo de recuperação e deletar o arquivo.

O problema não é malicioso, não rouba seus dados, e talvez não tenha sido intencionalmente provocado. Provavelmente, tem a ver com o perfil de cores RGB da imagem. Alguns smartphones simplesmente não suportariam a configuração dela.

Mas, outros celulares conseguem mudar automaticamente o perfil de cores para um que seja suportado —e, por isso, não são afetados. Os relatos de travamento vieram, em geral, de aparelhos usando Android 10.

Esse tipo de bug não é incomum, e pode acontecer com imagens, vídeos, e até certos caracteres que acessamos, em celulares Android ou iPhones. E vão sendo resolvidos, muitas vezes sem que a gente perceba, com as constantes atualizações dos sistemas.

Resumindo: cuidado com as imagens que coloca de fundo de tela, mantenha seu sistema atualizado e faça backups regularmente.