Topo

Agora vai? SpaceX e Nasa farão hoje nova tentativa de lançamento de foguete

Falcon 9, da SpaceX, levará astronautas da Nasa para a ISS - Reprodução/YouTube
Falcon 9, da SpaceX, levará astronautas da Nasa para a ISS Imagem: Reprodução/YouTube

Gabriel Francisco Ribeiro

De Tilt, em São Paulo

30/05/2020 04h00

Sem tempo, irmão

  • SpaceX e Nasa fazem nova tentativa de lançamento de foguete neste sábado
  • Na quarta, lançamento foi adiado por causa das condições climáticas ruins
  • Previsão do tempo neste sábado também não é muito animadora para evento
  • Momento é considerado um marco tanto para SpaceX quanto para Nasa

A SpaceX e a Nasa farão neste sábado (30) uma nova tentativa de lançamento de astronautas, no que é considerado um marco tanto para a agência espacial norte-americana quanto para a empresa do bilionário Elon Musk. O lançamento está previsto para ocorrer a partir das 16h22 (de Brasília) e Tilt transmite ao vivo com cobertura minuto a minuto em português.

Na última quarta, a decolagem foi interrompida menos de 20 minutos antes do horário agendado por causa de condições climáticas adversas no Centro Espacial John F. Kennedy, no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).

E aí está o problema: não é certeza que o lançamento ocorra neste sábado também por causa do tempo ruim, que está rolando nas últimas semanas na Flórida. A previsão do tempo aponta para 50% de chances de que a decolagem seja atrapalhada pelas condições climáticas neste sábado.

Existe a possibilidade real do lançamento ser adiado para domingo antes mesmo dos astronautas subirem a bordo da cápsula Crew Dragon, levada pelo foguete Falcon 9. Ou, então, do adiamento ocorrer com os membros da tripulação já a bordo, como na última quinta.

Se o lançamento for adiado novamente, uma nova tentativa deve ser feita no domingo. E, de novo, se o clima permitir —as chances do tempo ruim interferir no lançamento no domingo são de 40%. Caso não ocorra novamente, a Nasa afirma que há novas janelas de oportunidade para a próxima semana e posteriores.

O lançamento do foguete com astronautas precisa de condições climáticas boas exatamente no horário previsto para a decolagem, e não em um período de horas variável durante o dia, como ocorre com satélites. A presença de eletricidade na atmosfera é perigosa para o lançamento de foguetes, já que a decolagem em si pode ativar eletricidade.

"Você tem que combinar todas essas coisas antes do tempo, e então seleciona a janela. Se o tempo estiver bom, você vai. Se não estiver bom, não vai. O desafio não é que estivéssemos em uma tempestade com raios, é que o lançamento em si pode ativar eletricidade. De fato, o foguete pode se transformar em um raio", afirmou na última sexta Jim Bridenstine, administrador da Nasa, segundo o site Space.com.

Marco para a Nasa e SpaceX

A missão é considerada um marco por ser a primeira vez que a Nasa (agência espacial norte-americana) envia astronautas ao espaço com uma empresa privada.

Também é a primeira vez em nove anos que a Nasa envia astronautas para a ISS (Estação Espacial Internacional) do território dos Estados Unidos. Desde que aposentou seus ônibus espaciais em 2011 a agência fazia lançamentos do Cazaquistão com a nave russa Soyuz, considerada uma das mais confiáveis já fabricadas e com histórico de apenas um acidente. Para isso, contudo, pagava uma quantia milionária à Rússia a cada lançamento.

O lançamento ocorre mesmo em meio às restrições provocadas pelo coronavírus. Não há, por exemplo, a festa que se esperava para o momento —o público foi orientado para acompanhar de casa o lançamento. Apenas uma comitiva privada, entre eles o presidente Donald Trump, acompanha o evento in loco.

Rumo à ISS estão os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley, que já participaram de outras missões anteriormente. Os astronautas viajam no foguete Falcon 9, com a cápsula Crew Dragon. Ambos foram fabricados pela SpaceX.

A parceria com a empresa mostra uma mudança no modelo da agência que começou a partir do governo Obama, com empresas privadas ganhando a permissão de fabricar foguetes para lançamentos humanos. Antes, eram feitas contratações de empresas terceirizadas, mas a construção dos foguetes eram feitas pela própria Nasa.

O bilionário Elon Musk, dono da SpaceX, tem o espaço como uma de suas principais frentes de negócio —seja para lançamento de satélites que visam conectar o mundo inteiro à internet ou até para colonizar Marte, algo que já disse ter vontade. A SpaceX ainda conseguiu inovações importantes na área de foguetes, como manobrar partes deles de volta à Terra com segurança, o que pode baratear os lançamentos.

Projeto Artemis

O lançamento desta quarta ainda é o primeiro passo para o Projeto Artemis, coordenado pela Nasa. A intenção da agência é colocar humanos novamente na Lua até 2024, após décadas —incluindo a primeira mulher a pisar no satélite.

A Lua, aliás, virou a nova queridinha de várias nações e se tornou novamente o cenário de uma corrida espacial. China, Índia e outros países, além dos Estados Unidos, fizeram missões recentes que tenham o solo lunar como alvo. A exploração espacial é um horizonte cada vez mais próximo.

O objetivo final da missão da Nasa é que humanos pisem pela primeira vez em Marte, algo previsto para por volta de 2030.

A viagem para a Estação Espacial Internacional é um dos primeiros testes também da SpaceX para a missão rumo à Lua. Contudo, uma viagem para nosso satélite exigiria um foguete mais poderoso.