Topo

Grupo no Facebook mostra fotos do que 'quarenteners' veem de suas janelas

Vista da cozinha de uma moradora de Milão, na Itália - Michela Vergani/View From My Window/Facebook
Vista da cozinha de uma moradora de Milão, na Itália Imagem: Michela Vergani/View From My Window/Facebook

Thiago Varella

Colaboração com Tilt

21/04/2020 04h00

Assim como milhões de pessoas ao redor do mundo, a designer belga Barbara Duriau está em quarentena em seu apartamento em Amsterdã, na Holanda para reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus. De lá, teve uma ideia. E se todas as pessoas que estão em casa publicassem fotos do que veem de suas janelas?

Assim surgiu o grupo "View from my window", ou em português, "Vista da minha janela", que já conta com mais de 870 mil membros no Facebook. Em entrevista ao site belga VivreIci, Duriau contou que adora viajar e que sempre se pergunta como as pessoas vivem.

"Hoje, muitos de nós estamos passando pela mesma experiência em todas as regiões do mundo. Esse confinamento foi a oportunidade perfeita de ver como estão passando por isso debaixo da neve na Finlândia ou sob o sol da Austrália", afirmou.

Todos os dias, Duriau posta no grupo dezenas de fotos que são enviadas a ela. Para criar uma ordem em um grupo tão grande, ela fez algumas regras. Cada pessoa só pode mandar uma foto, que tem que ser tirada da janela ou da entrada da residência, não pode ter pessoas e não pode dar zoom em nada. Além disso, a pessoa deve identificar o local e o horário da foto.

O projeto começou no dia 22 de março e já conta com milhares de imagens. Nos próximos meses, Duriau quer organizar uma exposição com as fotos e editar um livro ou um calendário com as melhores imagens. Segundo ela, parte dos lucros será doado a associações humanitárias.

"Desde 22 de março, tenho conversado com pessoas de todos os cantos do mundo. Eu recebo muitas mensagens de pessoas agradecendo por lançar o grupo. Acho que podemos dizer que esse grupo é um antidepressivo real", disse ao site VivreIci.

Um dos efeitos do grupo é ver pessoas de todo canto do planeta conversando nos comentários das fotos. Realmente, dá para ter uma perspectiva global da quarentena e ver que pessoas no Rio de Janeiro, em Omã ou na Tasmânia estão passando pela mesma situação.