Topo

Com IA, novo sistema de diagnóstico do coronavírus chega a 96% de precisão

Agentes de saúde medem a temperatura de morador na cidade de Taojiazhen, no sudoeste da China, em meio à epidemia do novo coronavírus - Liu Chan/Xinhua
Agentes de saúde medem a temperatura de morador na cidade de Taojiazhen, no sudoeste da China, em meio à epidemia do novo coronavírus Imagem: Liu Chan/Xinhua

De Tilt, em São Paulo

02/03/2020 20h55

Um novo sistema capaz de diagnosticar o coronavírus foi desenvolvido pelo instituto de pesquisa da gigante chinesa de tecnologia Alibaba.

Segundo a companhia, o sistema, que é baseado em inteligência artificial, utiliza tomografias computadorizadas para analisar os pacientes e tem precisão acima de 96% em seus resultados.

Pesquisadores do Damo Academy —o instituto da Alibaba— dizem ter programado a inteligência artificial com dados simples de mais de 5 mil casos confirmados. Utilizando esse banco de dados, a ferramenta pode identificar diferenças entre tomografias de pacientes com o covid-19 e as daqueles com pneumonia viral comum, obtendo precisão quase total.

O sistema de diagnóstico foi introduzido primeiro em um novo hospital chinês, baseado em um centro de referência no tratamento da crise de SARS em 2003. O novo hospital começou a aceitar pacientes infectados pelo coronavírus no último domingo. Segundo a Alibaba, o dispositivo será adotado em mais de 110 centros médicos.

Segundo a Alibaba, a expectativa é que o algoritmo possa agilizar o atendimento em hospitais e ajude a reduzir o tempo de diagnóstico para um intervalo menor que 20 segundos. Geralmente, leva entre cinco e 15 minutos para que um médico possa analisar uma tomografia computadorizada de um paciente suspeito e reconhecer o covid-19, com exames que podem incluir mais de 300 imagens.

O novo método de diagnóstico não é a primeira tentativa da Alibaba de usar inteligência artificial para combater o coronavírus. Pesquisadores da Damo Academy desenvolveram uma ferramenta com IA para o serviço público de saúde que oferece informações relacionadas ao SARS-CoV-2 coronavírus, implantada pelo governo da província de Zhejiang em 27 de janeiro. O sistema pode responder a maior parte das perguntas sobre o covid-19 através de um app.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS