Topo

Destroços de foguete caem em cidade da China e derrubam casas

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

De Tilt, em São Paulo

27/11/2019 14h35

A China realizou no sábado (23) dois lançamentos para a órbita, como parte do projeto Xichang Satellite Launch Center. No entanto, as imagens que ganharam mais espaço do que o próprio feito foram as que estampavam a destruição causada pela queda dos destroços na Terra.

No Twitter, cliques mostraram partes do foguete reforçador caídas em uma região rural do país. Com a queda, casas na região foram completamente destruídas. Segundo veículos locais, ninguém se feriu.

"Existe um motivo para não se lançar foguetes em terras povoadas. Por isso, a maioria dos países fazem esses tipos de projetos em direção ao oceano", afirmou a cientista de teoria atômica Victoria Samson após o ocorrido.

Além dos riscos oferecidos a população local, mesmo que não tenham feridos reportados dessa vez, os destroços podem poluir os rios próximos e córregos usados para irrigação e água potável da população local.

Em um dos eventos mais trágicos envolvendo projetos espaciais, em 1996, na China, o lançamento de um foguete do mesmo modelo colidiu com uma vila após o lançamento e matou um "número desconhecido de pessoas". Estimativas ocidentais na época afirmaram que centenas de pessoas perderam a vida com a queda.