PUBLICIDADE
Topo

Astronomia


Eclipse lunar: o que é, como ocorre, quando será o próximo e outras dúvidas

Eclipse lunar no céu de São Paulo, em 2018 - Lucas Lima/UOL
Eclipse lunar no céu de São Paulo, em 2018 Imagem: Lucas Lima/UOL

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Tilt

27/07/2020 04h00

Apesar de ser um fenômeno bastante comum, os eclipses lunares despertam muita curiosidade e também algumas dúvidas. Tilt reuniu as principais perguntas que ainda pairam no ar sobre esse evento astronômico.

O que é um eclipse lunar?

O eclipse lunar é um fenômeno astronômico natural que acontece quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados. Deste modo, a Terra projeta a sua sombra —total ou parcialmente— na Lua. Geralmente, é um fenômeno visível a olho nu e um eclipse lunar só pode ocorrer na fase da Lua Cheia.

Como ocorre o eclipse lunar?

Ao mesmo tempo em que a Lua se move ao redor da Terra, a Terra se move em torno do Sol. Algumas vezes, a Terra fica entre o Sol e a Lua, criando assim uma sombra no satélite natural. Quando isso acontece, o nosso planeta impede que a luz solar chegue à superfície da Lua.

Durante um eclipse lunar, a Terra projeta duas áreas de sombra. A primeira área é chamada de umbra, onde nenhuma luz solar chega à Lua. A segunda área é chamada de penumbra, onde a luz solar chega parcialmente.

Quando será o próximo eclipse lunar?

O próximo eclipse lunar está previsto para o dia 30 de novembro de 2020. Ele será um eclipse penumbral. Já o próximo eclipse lunar total está previsto para o dia 26 de maio de 2021.

Que dia vai ter eclipse lunar em 2020?

O próximo eclipse lunar está previsto para o dia 30 de novembro de 2020 e poderá ser observado do Brasil inteiro, caso o céu esteja limpo. Ele será um eclipse penumbral.

Qual a diferença entre um eclipse lunar e um eclipse solar?

O eclipse lunar acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua. No eclipse solar, a Lua fica entre a Terra e o Sol.

Quantas vezes acontece um eclipse lunar no ano?

Todos os anos acontecem, pelo menos, dois eclipses lunares e, no máximo, sete. Esta variação acontece porque o plano da órbita da Lua está 5,2 graus inclinado em relação ao plano da órbita da Terra. Se não houvesse essa variação, haveria eclipses todos os meses!

Qual a duração de um eclipse lunar?

A duração máxima de um eclipse lunar é de aproximadamente 3,8 horas e a fase total dura, no máximo, 1,7 horas. Quanto maior a distância entre a Terra e a Lua, maior será a duração do eclipse.

O que é eclipse lunar penumbral?

O eclipse lunar penumbral acontece quando o Sol, a Terra e a Lua ficam posicionados nesta ordem, porém não totalmente alinhados. A Lua fica na região de penumbra da Terra e apenas uma parte da luz solar é impedida de chegar à sua superfície, projetando uma sombra mais "fraca" no satélite natural. Um eclipse penumbral é difícil de ver a olho nu, pois o brilho da Lua permanece quase o mesmo.

O que é eclipse lunar total?

O eclipse lunar total acontece quando o Sol, a Terra e a Lua ficam posicionados nesta ordem, totalmente alinhados. A Lua fica posicionada na região de umbra da Terra. Quando ocorre um eclipse lunar total, a Lua pode apresentar uma cor alaranjada ou avermelhada - conhecida como Lua de Sangue. Isso acontece porque parte da luz solar é refletida pela atmosfera da Terra e atinge o satélite natural.

Qual foi o último eclipse lunar?

O último eclipse lunar aconteceu às 0h08 do dia 5 de julho de 2020, e teve seu ápice por volta de 1h31, terminando às 02h53 (horário de Brasília). Foi considerado um eclipse lunar penumbral, pois a Lua ficou na região de penumbra da Terra.

Fontes: Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS e In The Sky