Topo

Como Resident Evil 4 ajudou a formar um novo talento para jogos de terror

Gabriel Pilan é o criador de Darkness Fall - Divulgação
Gabriel Pilan é o criador de Darkness Fall Imagem: Divulgação

Makson Lima

Colaboração para o START

20/08/2020 04h00

Gabriel Pilan jogou Resident Evil 4 quando tinha uns 11 ou 12 anos. O game, que foi uma das maiores revoluções dentro do horror e dos videogames, fez os olhos dele brilharem na época. Dez anos depois, o interesse por jogos de terror levou Gabriel a lançar seu próprio game, Darkness Falls.

Disponível na plataforma de jogos indie itch.io, o game de estreia dele já ficou entre os 25 mais populares dentre mais de 250 mil títulos de lá. É um feito e tanto. O START conversou com ele para saber como a nova geração de criadores de jogos de terror quer avançar o gênero.

Escolinha Resident Evil

A minha conexão com Gabriel surgiu de imediato. Assim como Resident Evil 4 o fascinou no início da adolescência, o mesmo aconteceu comigo, mas com o primeiro Resident Evil, quando tinha essa mesma faixa etária.

Resident Evil 4 influência terror - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mas, ao contrário de mim, Gabriel foi muito além da simples admiração pela obra da Capcom. "Lembro como eu amei a experiência que o jogo me proporcionou e foi o momento inicial que me fez escolher essa carreira de desenvolvedor de jogos. E gosto de leituras de terror em quadrinhos, conheci Junji Ito há pouco tempo e suas obras são incríveis!"

Resident Evil e Junji Ito são duas fontes de inspiração extremamente ricas. Não à toa, Darkness Falls impressiona, independentemente do conhecimento de ter sido um jogo feito por um único desenvolvedor, e de 21 anos.

As influências de Gabriel vão além, pois o jovem desenvolvedor tem plena consciência da importância de tais obras. O Enigma de Outro Mundo, A Névoa, A Ilha do Medo, O Iluminado e Midsommar são algumas obras cujo impacto está refletido em Darkness Falls.

O antigo e o novo caminham lado a lado, se completando. Afinal, um não existiria sem o outro.

Influências de primeira pessoa

Se Resident Evil 4 foi o estopim para o gosto de Gabriel pelo terror, para a criação de Darkness Falls ele pegou inspirações mais recentes, em Outlast e Resident Evil 7, por causa da perspectiva em primeira pessoa.

Resident Evil 7 inspiração - Reprodução - Reprodução
Resident Evil 7
Imagem: Reprodução

"A princípio, a minha maior dificuldade foi definir o escopo do projeto: seria somente uma demo? Um jogo com várias fases? Um jogo é a soma de vários fatores que precisam ter sinergia entre si para garantir a qualidade. E uma dificuldade foi a parte do desenvolvimento." Chega a ser assombro o quão consciente e centrado é Gabriel.

A arte e o entretenimento tiveram um papel essencial nesse momento, nos trouxe um pouco de paz e conforto numa situação de medo e pânico mundial
Gabriel Pilan, desenvolvedor de jogos

Em Darkness Falls, controlamos um personagem que acaba de acordar de um blackout e se vê como cobaia de uma seita de fanáticos religiosos. Aos poucos, o quebra-cabeça vai se montando, como num bom horror de sobrevivência.

Darkness Falls jogos de terror brasileiro  - Divulgação - Divulgação
Darkness Falls é um FPS de terror
Imagem: Divulgação

Isso também aconteceu enquanto Gabriel criava o game: "Quando você desenvolve sozinho, é necessário assumir vários papéis diferentes e dar o melhor de si".

"Ao final, também tive questões para estabelecer a dificuldade do jogo, pois não queria fazer algo muito fácil que qualquer pessoa conseguiria de primeira, mas também não queria fazer algo extremamente difícil que fosse frustrante."

Gostaria de agradecer profundamente meu professor Marcio Jamil Gaspar, pois ele foi meu mestre em tudo que aprendi na área de jogos digitais e 3D
Gabriel Pilan, desenvolvedor de jogos

É bom apontar que o horror inicial em Darkness Falls está conectado diretamente ao medo do desconhecido citado por Gabriel e o game pega pesado no poderio imagético: o que choca mais, eviscerações explícitas ou pentagrama invertido?

"Como a cultura brasileira é predominantemente católica, existe um certo medo, tabu e bloqueio de coisas como pentagrama, morte, seitas, coisas que não são comuns no nosso dia a dia".

Darkness Falls

Darkness Falls é só o primeiro jogo de Gabriel. Um projeto que durou cerca de cinco anos. Por isso, ele se diz feliz com o resultado alcançado: "o meu jogo nada mais é do que uma demonstração concreta de esforço, persistência, paciência e de tudo que aprendi ao longo dos anos no curso que fiz de Jogos Digitais"

Darkness Falls, já fez história, está para sempre marcada nas entranhas do gênero que tanto impactou o seu criador. Só esperamos que nasçam várias outras criaturas no futuro.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol