PUBLICIDADE

Topo

Estudantes fazem formatura em Minecraft com discurso, prêmios e convidados

Alunos da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) durante a cerimônia no game - Reprodução
Alunos da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) durante a cerimônia no game Imagem: Reprodução

Siouxsie Rigueiras

Colaboração para o START

11/06/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Formandos da UFMT organizaram a cerimônia online, com comunicação via Discord
  • Professores receberam manual de instruções do jogo e ajuda dos filhos para participarem da formatura no game

Com tudo a que tinham direito, alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Instituto de Computação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) fizeram a cerimônia de formatura no Minecraft por causa da pandemia.

Com transmissão no YouTube, enquanto professores e alunos se reuniram no jogo, familiares acompanhavam todo o processo, como em uma formatura comum.

A ideia dos formandos

Formatura Minecraft - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Formandos também se conectaram via Discord para se comunicar durante a cerimônia em Minecraft
Imagem: Arquivo pessoal

Neste ano, a pandemia obrigou os alunos a se formarem em um sistema da Justiça Federal da 4ª Região (TRF4), sem fotos, abraços, agradecimentos ou discursos. De acordo com Glauber Atanaka dos Santos, um dos formandos, os alunos já tinham "ensaiado, alugado as becas e contratados fotógrafos" quando descobriram que a cerimônia de colação de grau seria cancelada.

Frustrados, os próprios alunos procuraram uma solução e resolveram fazer todo o processo cerimonial dentro do Minecraft, que foi organizado pelo Centro Acadêmico CACAMP e pela Atlética TROJAN.

A cerimônia

Formatura Minecraft 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Segundo o professor de Engenharia de Software e Interação Humano-Computador Cristiano Maciel, o evento virtual contou com "discursos, entrega dos diplomas, juramento, homenagens, foto coletiva e uma festa com drinks, bate-papo e música". Os 15 formandos de Ciência da Computação e os 11 de Sistemas de Informação dividiram o mapa com professores, técnicos e claro, os familiares e amigos que acompanhavam tudo na live do YouTube.

Para a Bacharel em Ciência da Computação, Juliana Micolino Cabral, o evento foi algo inesperado: "Ter a oportunidade de juntar todos os colegas, amigos, familiares e professores em ambientes online e ouvir os discursos que seriam feitos na colação presencial foi muito importante, deu uma sensação de que não passou em branco, além de ter sido muito divertido," finaliza.

Todos os professores receberam por parte dos organizadores um manual de como instalar o jogo e foi criado um canal no Discord para que todos pudessem se falar durante a cerimônia

A importância das tecnologias

Professores Minecraft - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Alguns professores contaram com a ajuda dos filhos para entrar em Minecraft para a formatura
Imagem: Arquivo pessoal

Ainda para o educador, é um desafio para estes graduandos enfrentarem o mercado de trabalho em plena pandemia, mas, com essa iniciativa ele "percebeu neles [alunos] o potencial das tecnologias, da criatividade e determinação" e isso, é "animador".

Todos os professores receberam por parte dos organizadores um manual de como instalar o jogo e foi criado um canal no Discord para que todos pudessem se falar durante a cerimônia. Alguns dos professores, inclusive, contaram com ajuda dos filhos para se ambientar no Minecraft, que é o caso do professor Jean Caminha, que ao lado da sua filha Júlia Liz Caminha, também acompanhou o evento em família. Enquanto isso, os outros educadores que ficaram um pouco perdidos tiveram ajuda dos organizadores.

"A formatura é como um casamento"

Diploma Minecraft - Reprodução/Arquivo pessoal - Reprodução/Arquivo pessoal
Os organizadores do evento também conseguiram realizar entrega de prêmios durante a cerimônia
Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal

Sendo também Diretor de Eventos e Comissões Especiais da Sociedade Brasileira de Computação, Cristiano sempre teve o costume de ir em todas colações de grau com muita alegria e registrar os momentos. Segundo ele "A formatura é como um casamento, só que com o conhecimento" e neste ano, a frase foi online e inesquecível, claro, ao tom dos tempos digitais.

A organização do evento também realizou a entrega dos prêmios de Aluno Destaque, com transmissão via Discord por parte da professora Karen Ribeiro e Cristiano de terno em frente ao palco no Minecraft. Victor Félix Arinos e Glauber Atanaka foram convidados ao palco para receberem seus prêmios, enquanto os demais alunos spammavam "parabéns" no chat do jogo. Sem o Minecraft, a entrega do prêmio com certeza não seria a mesma.

Busca por equidade de gênero

Formandos Minecraft - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Formandos Aline, Juliana e Douglas Pozzolo posam ao lado do professor Cristiano
Imagem: Arquivo pessoal

Neste ano, Cristiano formou três mulheres: Aline Verhalen, Juliana Micolino e Thaíres Gonçalves. O que, na área da Computação, é "algo gratificante" segundo ele. Ainda mais, por serem três em um universo de 26 alunos. De acordo com o doutor, existes ações para que cada vez mais, mulheres tenham espaço, tais como o Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computador, que, em parceria com outro projeto do Instituto de Computação, desde 2012 motiva mulheres para a área.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol