Topo

Em quarentena, estudantes estão construindo suas faculdades no Minecraft

UFSCAR Minecraft - Reprodução/Twitter
UFSCAR Minecraft Imagem: Reprodução/Twitter

Do START, em São Paulo

31/03/2020 16h05

A monotonia da quarentena em função do novo coronavírus tem afetado as pessoas de jeitos peculiares. Entediados e com as aulas suspensas, universitários do mundo todo encontraram uma nova atividade para preencher seus dias: construir o campus de suas faculdades no Minecraft.

Na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o projeto começou como uma questão sentimental para os estudantes do último ano, que não puderam fazer a colação de grau ao vivo:

"Sou a primeira na minha família a me formar na faculdade, então não era só a minha formatura, era da minha família toda", contou a estudante Nyazia Saidah-Bey em entrevista ao site The Verge. "Então é muito legal construir o campus. Está deixando o processo de partida menos abrupto, mais gradual."

Os alunos estão se esforçando para deixar a réplica o mais fiel possível — no primeiro dia de construção, demoraram uma hora para decidir onde colocar uma rua.

Universidade Pensilvânia Minecraft - Reprodução/Minecraft - Reprodução/Minecraft
Réplica do prédio de Arquitetura na Universidade de Washington
Imagem: Reprodução/Minecraft

No Brasil, a situação não é diferente: universitários não só fizeram réplicas de suas faculdades no Minecraft e no Habbo, mas também organizam festas online para seguir o calendário de eventos sociais.

No mínimo, os projetos ambiciosos serviram para matar as saudades da faculdade e ocupar os estudantes no período em que as aulas presenciais estão suspensas: