PUBLICIDADE

Topo

Coronavírus: com corridas adiadas, F1 reúne pilotos em campeonato virtual

Primeira parada é o GP do Barein, neste domingo (22) - Divulgação
Primeira parada é o GP do Barein, neste domingo (22) Imagem: Divulgação

Rodrigo Lara

Colaboração para o START

20/03/2020 11h34

A pandemia do novo coronavírus também trouxe impactos para diversas modalidades esportivas. Campeonatos como os regionais de futebol no Brasil e o basquete da NBA, nos Estados Unidos, tiveram suas partidas canceladas e aguardam o desenrolar da crise.

Com a Fórmula 1 não foi diferente e pelo menos seis corridas já foram canceladas ou adiadas. A solução? Criar um campeonato virtual.

A medida foi anunciada hoje e parece uma saída das mais interessantes: colocar os pilotos da "versão vida real" —é importante lembrar que a categoria tem um campeonato oficial de eSport— em disputas virtuais, com direito a convidados famosos.

As disputas contarão com sessão de qualificação e também foram definidas algumas regras: as corridas terão duração de 50% de um GP real, e todos os carros terão desempenho igual

As corridas serão disputadas no mesmo dia e usando o mesmo circuito daquelas adiadas ou canceladas —e, claro, os resultados não terão qualquer relação com a pontuação do campeonato real. A primeira, portanto, será no próximo domingo (22), e terá como palco o circuito do Barein.

A organização da categoria ainda vai anunciar quais pilotos e convidados participarão, mas uma coisa é certa: a disputa acontecerá de forma remota, utilizando a versão de PC do game F1 2019.

Corridas mais curtas, carros iguais

As disputas contarão com sessão de qualificação e também foram definidas algumas regras: as corridas terão duração de 50% de um GP real —no caso de domingo, serão 28 voltas—, todos os carros terão desempenho igual, danos reduzidos e a possibilidade de usar freios anti-travamento de rodas e controle de tração para deixar a disputa mais amigável para quem não está familiarizado com o jogo.

O horário previsto para o início da transmissão é às 17h (Horário de Brasília) do próximo domingo, com transmissão nos canais oficiais da categoria no YouTube, Twitch e Facebook, assim como no site www.f1.com.

F1 2019 - Divulgação - Divulgação
Quase real: gráficos do game F1 2019 são altamente detalhados
Imagem: Divulgação

Além dos GPs virtuais, a categoria também anunciou que organizará corridas de exibição, nas quais fãs ao redor do mundo poderão enfrentar pilotos da categoria. Os detalhes desses eventos serão divulgados em breve pelos organizadores.

Entre cancelamentos e adiamentos, até o momento pelo menos seis corridas reais da Fórmula 1 já foram afetadas pela pandemia do novo coronavírus: os GPs da Austrália, do Barein, do Vietnã, da China, de Mônaco e da Holanda. O campeonato de 2020, previsto para começar no último dia 15 de março ainda não tem previsão para início.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol