Topo

Review: "F1 2019" decepciona com rivalidade Senna x Prost

Senna e Prost estão no modo "Lendas" de "F1 2019" - Divulgação
Senna e Prost estão no modo "Lendas" de "F1 2019"
Imagem: Divulgação

Rodrigo Lara

Colaboração para o START, em São Paulo

28/06/2019 04h00

Mesmo quem não dá a mínima para a Fórmula 1 já ouviu falar dos confrontos entre Ayrton Senna e o francês Alain Prost. A treta entre os pilotos teve seu auge em 1989 e 1990, e é tida como a maior rivalidade da história da categoria.

"F1 2019" (Codemasters - PC, PS4 e Xbox One), que chega em 28 de junho, aposta nessa narrativa como diferencial, mas faz muito pouco para justificar o hype.

Expectativa frustrada

Quem desembolsou uma grana extra para levar para casa a "Legends Edition", e sua caixinha com as imagens de Senna e Prost, tem boas chances de cair do cavalo. Ainda que o conteúdo informativo seja legal, e a reprodução dos modelos usados pelos pilotos em 1990 seja bem precisa, "F1 2019" dá uma bela derrapada na hora que mais importa: a de jogar.

O modo "Lendas", que reúne todo o conteúdo relacionado a Senna e Prost, é bem frustrante e fica muito aquém do que foi a disputa real

E aqui eu nem falo de questões técnicas. Os carros clássicos, como sempre ocorre nos games da série, têm um comportamento bem distinto dos atuais, e isso é bem legal. O problema é mais conceitual, já que a disputa entre Senna e Prost daria material de sobra para ser reproduzido em um jogo.

F1 2019 Senna - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Eu adoraria, por exemplo, fechar o brasileiro na corrida do Japão em 1989 e sair campeão após o acidente, ou ainda encarnar Senna no ano seguinte e, na mesma corrida, dar uma no meio do carro de Prost para vencer o campeonato - e se vingar do ano anterior, por que não?

Ou ainda disputar um campeonato tendo o outro piloto como meu rival? E por que não criar um modo de inteligência artificial que simulasse o modo de pilotagem dos dois? Algo que fosse possível ao analisar vídeos e dados de telemetria da época?

Isso certamente seria mais interessante do que escolher um dos dois e pilotar seus respectivos carros em desafios de ultrapassagem ou corridas contra o relógio. Nesse ponto, o modo "Lendas", que reúne todo o conteúdo relacionado a Senna e Prost, é bem frustrante e fica muito aquém do que foi a disputa real. Nesse caso, melhor ficar com os vídeos do YouTube.

F1 2019 Prost - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para completar o grid

Mas, para além dos rivais, o que temos no jogo? "F1 2019" marca o aniversário de dez anos da franquia, que começou com um "F1 2009" lançado para plataformas bem peculiares: PSP, Nintendo Wii e iOS.

O novo jogo mantém o bom trabalho que a Codemasters tem feito, ou seja: é um game bonito de ver e gostoso de jogar - especialmente porque houve aprimoramentos perceptíveis em termos de imagem e som. E isso pouco mudou com a inserção dos carros de 2019, que têm diferenças técnicas em relação aos modelos do ano passado.

F1 2019 - Divulgação - Divulgação
Comparação do circuito de Bahrein nas versões de 2018 e 2019 do jogo
Imagem: Divulgação

O mesmo vale para a jogabilidade: tanto você, pobre mortal que vai encarar as pistas usando um controle convencional, quanto seu primo rico, que não abre mão do volante e dos pedais para tirar o máximo que o game tem a oferecer, vão conseguir jogar e se divertir. Há auxílios para tal, que, somados à jogabilidade precisa, fazem de "F1 2019" um game bem inclusivo.

Se os carros da F1 deste ano se comportam de forma relativamente similar na pista, o mesmo não ocorre com os clássicos, que têm comportamento distinto e vêm sendo um grande acerto da Codemasters no game. Para o jogo deste ano, há ainda os modelos de F2 de 2018, que é uma espécie de categoria "escola" da F1. Eles são carros menos potentes e tem um "feeling" mais pesado para serem guiados.

Mantendo a posição

Em termos de modos de jogo, F1 2019 joga com o regulamento debaixo do braço. É possível criar um piloto e acompanhar a carreira dela ou dele - cujo trecho inicial é uma passagem breve pela F2 -, disputar corridas únicas, encarar desafios e campeonatos com diferentes temáticas e, claro, jogar online contra aqueles seus amigos pé de breque que juram ser mais rápidos do que você.

Após ser lançado, "F1 2019" também terá desafios semanais, que tentam recriar algumas situações e acabam sendo uma justificativa para manter os jogadores entretidos com o game ao longo do tempo.

Aqui, a crítica feita ao modo "Lendas" se repete: faltou ousar. Seria legal ter momentos desses carros clássicos reproduzidos em desafios específicos, como bater um determinado tempo de volta ou, ainda, ganhar de adversários com uma vantagem de "x" segundos.

F1 2019 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Camada de poeira

O curioso é que, relembrando o que escrevi de "F1 2018", vejo que as críticas seguem as mesmas.

Por mais que a série "F1" tenha seus pés no eSport, o que limita qualquer revolução de fórmula de jogo, a parte destinada aos "jogadores comuns" fica devendo. E não estou sugerindo nada muito extravagante, como carros de F1 voadores, mas uma exploração mais aprofundada daquilo que o game já tem.

Não é um jogo ruim, mas, fazendo uma autocitação em relação a "F1 2018": o game deste ano também traz uma "camada de poeira", que era leve no ano passado e ficou um pouquinho mais grossa neste ano.

Bem, espero não ter que escrever novamente essa expressão em 2020.

F1 2019 traz uma 'camada de poeira', que era leve no ano passado e ficou um pouquinho mais grossa neste ano

F1 2019 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

F1 2019

F1 2019 Senna Prost - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Lançamento: 28/06/2019
Plataformas: PC, PS4, Xbox One
Preço sugerido: a partir de R$ 109,99 (Steam)
Desenvolvimento: Codemasters Birmingham
Publicação: Codemasters
Na mesma vibe de: "F1 2018", "F1 2017"