Topo

"Buscamos inspiração em Robert Downey Jr", diz designer do game Iron Man VR

Game de PlayStation 4 quer ser um jogo de realidade virtual mais completo, com foco na campanha para um jogador - Divulgação
Game de PlayStation 4 quer ser um jogo de realidade virtual mais completo, com foco na campanha para um jogador Imagem: Divulgação

Makson Lima

Colaboração para o START

23/10/2019 12h00

Depois de vestir a indumentária completa de Batman com "Arkham VR", é hora de algo bem mais profundo. "Iron Man VR" promete uma campanha robusta, com diversos personagens presentes no universo do Homem de Ferro, mesmo que à parte de tudo que acompanhamos no universo Marvel no cinema.

O game designer Ryan Darcey, do estúdio norte-americano Camouflaj, não pôde vir ao Brasil para a BGS 2019, mas conseguimos bater um papo à distância. Ele falou sobre os altos e baixos em lidar com um personagem tão imensamente popular quanto Tony Stark, ainda mais em realidade virtual. O jogo, que é exclusivo de PSVR, tem lançamento previsto para 28 de fevereiro de 2020.

START: Como vocês se aproximaram desse projeto? Como lidar com essa responsabilidade de trabalhar com um personagem tão querido quanto Iron Man?

Iron Man Ryan - Divulgação - Divulgação
Ryan Darcey é game designer em “Iron Man VR”
Imagem: Divulgação
Ryan Darcey: Sim, é um grande salto de responsabilidade, garantir que a propriedade intelectual seja fiel ao que os fãs esperam. Em algumas pesquisas, Iron Man é um dos super-heróis mais conhecido no mundo todo. Então, haverá muitas surpresas para os fãs. Também decidimos seguir à margem do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), fazendo nossa própria versão e, por isso, queremos encontrar uma maneira de interpretar esse personagem que todo mundo conhece, mas ainda oferecendo uma experiência bastante única. Para isso, olhamos de volta para os quadrinhos e encontramos alguma inspiração lá, especificamente no arco "O Demônio na Garrafa". É daí que vem grande parte da nossa inspiração narrativa. Trabalhar diretamente com pessoas incríveis da Marvel tem sido muito útil para garantir que continuemos fiéis a tudo que o personagem representa.

Queremos encontrar uma maneira de interpretar esse personagem que todo mundo conhece, mas ainda oferecendo uma experiência bastante única

START: Qual era a relação de vocês com Iron Man antes de começar o desenvolvimento do jogo? A forma como Robert Downey Jr retratou o personagem foi uma inspiração?

Ryan Darcey: Sim, é claro, ele é muito icônico como Homem de Ferro nos filmes. Mas, de novo, como estamos fazendo algo fora do UCM, utilizar Robert Downey Jr ou qualquer um dos atores do cinema foi uma ideia que excluímos desde o início. Tivemos que desenvolver nosso próprio personagem. E eu estive envolvido no processo de encontrar um dublador para fazer todas as vozes e captura de movimento e tudo isso. Mas que fique claro que nós, definitivamente, buscamos inspiração em Downey Jr. para isso. As piadas, os trejeitos, esse tipo de bravata, tudo isso tinha que ter relação com o personagem de Tony e nosso dublador fez um trabalho fenomenal.

Iron Man Robert - Divulgação  - Divulgação
Robert Downey Jr. não está no jogo, mas serviu de inspiração
Imagem: Divulgação

START: Iron Man VR é só mais uma experiência em realidade virtual ou será algo mais robusto, com campanha, modos de jogo e coisas assim? Vai rolar muita ânsia de vômito?

Ryan Darcey: Boa pergunta. Tem sido muito importante para nós na Camouflaj, assim como para a Marvel e a Sony, que esse jogo seja mais que apenas uma experiência. Eu acho que, no passado, jogos em realidade virtual costumavam ser um pouco curtos. Se houvesse uma campanha, talvez fosse de apenas três horas, por aí. E chegamos até esse ponto e ainda estamos tentando descobrir como criar conteúdo para essa mídia, mas acho que a realidade virtual amadureceu. Acho que temos aqui a oportunidade de realmente elevar o nível. E, para responder sua pergunta, sim, campanha para um jogador, não posso dizer o tempo estimado ainda, mas me sinto muito bem quanto a isso. Estamos construindo esse jogo, como qualquer outro jogo para um jogador, só que acontece de ser em realidade virtual. Então, temos a campanha completa, temos muitas cutscenes entre as missões, temos a garagem do Tony Stark, onde você pode atualizar sua armadura, suas armas, esse tipo de coisa, e tudo isso evolui no decorrer da campanha.

START: E vocês da Camouflaj tiveram experiência com VR em République, certo? Você enxerga a realidade virtual como algo realmente duradouro? Continuaremos recebendo grandes experiências em realidade virtual nos próximos anos?

Ryan Darcey: Tenho 99% de certeza de que começamos a adaptar "République" para VR depois de começar "Iron Man VR", então não trouxemos aprendizados em realidade virtual para o projeto do Homem de Ferro, e é muito provável que o contrário tenha acontecido. Para a Camouflaj, esse projeto é gigantesco e assumimos o desafio da realidade virtual, e é algo pelo qual temos paixão. A Sony leva VR muito a sério e oferece muito apoio. Parte do nosso objetivo com "Iron Man VR" é evoluir o formato. Conteúdo só disponível em realidade virtual é o que vai manter a tecnologia viva e esperamos que "Iron Man VR" seja exatamente isso.

Iron Man VR Batalha - Divulgação - Divulgação
A ideia é fazer de "Iron Man VR" uma experiência "obrigatória" na plataforma
Imagem: Divulgação

START: É ótimo saber disso, porque há muitos jogos em VR, mas que também podem ser curtidos fora da realidade virtual, e as experiências são bem distintas.

Ryan Darcey: Desde o início, fomos muito explícitos tanto com a Sony quanto Marvel, que queríamos fazer esse jogo em VR e só em VR, e o apoio foi total.

START: E vocês tem VR bem no título do jogo, só para não deixar qualquer dúvida…

Ryan Darcey: Isso, isso.

Uncanny  - Divulgação - Divulgação
“The Uncanny X-Men” foi o primeiro de super-heróis que Ryan jogou
Imagem: Divulgação

START: De todos os clássicos de super-heróis do passado, quais seus jogos favoritos? Eu me lembro de jogar muito Captain American and The Avengers no fliperama!

Ryan Darcey: Deixa eu só fazer uma pesquisa no Google aqui, porque quero ter certeza… Tem um jogo de NES… isso! "The Uncanny X-Men", é um jogo top-down da Marvel. Basicamente, você joga com todos os personagens e quando todos morrem, precisa começar de novo. Sim, essa foi a minha primeira lembrança com um videogame de super-herói. Noturno era um dos meus favoritos, ele se teletransportava através das paredes.

START: Muito bom. Tenho memórias bem traumatizantes com "Silver Surfer" também no Nintendinho...

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol