Topo

5 motivos para acreditar que "Final Fantasy XV" será o melhor da série

Do UOL, em Los Angeles

31/03/2016 00h00

Demorou, mas finalmente "Final Fantasy XV" ganhou uma data de lançamento: o jogo sai dia 30 de setembro, em versões para PlayStation 4 e Xbox One.

Em produção há mais de uma década, o título trilhou longo caminho desde que começou como "Final Fantasy Versus XIII", então game exclusivo do PS3, mas tem potencial para ser um dos melhores episódios da querida série de RPGs.

  • Reprodução

    Batalhas cheias de ação

    Em linha com o estilo visto nos "Final Fantasy" mais recente, "FFXV" apresenta combates repletos de ação, lembrando bastante o que se vê em "Kingdom Hearts". O game sinaliza com a possibilidade de configurar o estilo de batalha dos colegas, inclusive com golpes em conjunto com o protagonista Noctis, mantendo o ritmo sem deixar de lado estratégia e planejamento.

  • Divulgação/Square Enix

    Legendas em português

    Pela primeira vez em quase 29 anos de franquia "Final Fantasy" teremos um episódio da série principal lançado com legendas em português do Brasil. Ok, isso já aconteceu no passado com versões mobile de clássicos do passado, mas é uma grande conquista para o fã brasileiro ter isso logo no lançamento mundial. Principalmente por se tratar de uma série muito focada na história, a Square Enix sentiu que era o momento ideal para colocar textos em nosso idioma e possibilitar que ainda mais pessoas joguem e entendam a 'road trip' de Noctis e sua turma.

  • Divulgação/Square Enix

    Diretor atual

    Por tudo que a produtora Square Enix tem mostrado, a produção de "FFXV" só começou a andar pra valer quando Hajime Tabata assumiu o posto de diretor do game em 2014, substituindo Tetsuya Nomura, que ficou cuidando apenas de "Kingdom Hearts III". Depois de liderar a produção de ótimos games portáteis, como "Crisis Core: Final Fantasy VII", "Kingdom Hearts Re:coded" e "The 3rd Birthday", ele ganhou a chance de brilhar nos consoles caseiros com "Final Fantasy Type-0 HD" (aliás, ele já havia dirigido o jogo original para PSP, lançado só no Japão) e agora encara um desafio ainda maior e mais empolgante. Ousado, Tabata estabeleceu como meta para ele e a equipe que "FFXV" seja o mais popular da série.

  • Divulgação/Square Enix

    Tempo em desenvolvimento

    Pode parecer motivo de preocupação, mas também pode ser encarado com otimismo o fato de o game estar há cerca de uma década em produção. Diferente do caso lastimável de "Duke Nukem Forever", que foi comprado por outra produtora e 'remendado' ao extremo para ser lançado de qualquer forma, "Final Fantasy XV" permaneceu esse tempo todo como um projeto da Square Enix. Os anos que se passaram devem ter servido como exaustivo período de testes para ideias que funcionam (ou não) e, se mesmo depois de todo esse tempo, a Square ainda investe tempo e dinheiro no game, não seria para lançar algo ruim ou apenas mediano.

  • Divulgação/Square Enix

    Estreia no PS4 e Xone

    "Final Fantasy XIV" e "Type 0-HD" já testaram a água para a série nos consoles atuais, mas "FFXV" é uma estreia mais importante por se tratar do primeiro título realmente projetado para PS4 e Xbox One. Já se falou o tanto que "XV" abandonou de "Versus XIII" no caminho, este, sim, um jogo ainda pensado para o PS3, e a demo "Episode Duscae", lançada em 2015, já deu uma palhinha de como o poder gráfico das máquinas vai ser usado. Os imensos cenários, os combates cheios de efeitos especiais e, claro, a impressionante invocação do elétrico Ramuh são de deixar qualquer um animado.