Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

TV Cultura homenageia Ismael Ivo, maior bailarino brasileiro

Ismael Ivo  - Reprodução / Internet
Ismael Ivo Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

20/09/2021 00h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No próximo sábado (dia 25) a TV Cultura renderá homenagem a um dos maiores e mais importantes bailarinos e artistas brasileiros de todos os tempos: Ismael Ivo.

Ismael morreu em abril, aos 66 anos, como mais uma vítima da Covid-19.

Ele trabalhou por mais de 30 anos na Europa e em 2017 assumiu o posto de diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo, sendo o primeiro homem negro a ocupar tal cargo.

O documentário tem direção de Alberto Pereira Jr.

Começo pelo fim

O documentário começa com a notícia da morte do artista. A partir daí, o documentário passeia pelos locais onde Ismael atuou, como o Balé da Cidade de São Paulo e o Ballet Paraisópolis.

Ele também é um dos criadores do prestigioso festival austríaco de dança ImPlusTrans, fundado em Viena.

Com duração de 50 minutos, o filme ouve mais de 30 estrelas da dança e do teatro, como a bailarina Ingrid Silva (Dance Theater of Harlem); Karl Regensburger (ImPulsTanz), Meinrad Huber, Francesca Harper, Jarbas Homem de Mello e Glória Maria, entre outros.

A atração conta com imagens raras do acervo da própria TV Cultura, extraídas dos anos 1980 e 1990, além de bastidores da preparação do filme "Objetos Perdidos", de Luiz Fernando Carvalho, em pré-produção, do qual o artista fazia parte do elenco.

"Negro e periférico, Ismael Ivo extrapolou as estatísticas sociais, mostrando o poder transformador da arte. Criou e apoiou inúmeras iniciativas de inclusão social a partir da arte. A história de Ismael valida que é possível acreditar nos sonhos", diz o diretor,

Programa: "Ismael Ivo"
Onde: TV Cultura
Quando: 25 de setembro (sábado)
Horário: 22h

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops