Topo

Ricardo Feltrin

Band põe "MasterChef" no domingo após estudos; e vai ter na terça também

Jurados e Ana Paula Padrão, a "âncora" do "MasterChef Brasil" - Reprodução/Instagram
Jurados e Ana Paula Padrão, a "âncora" do "MasterChef Brasil" Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

27/02/2019 11h16Atualizada em 27/02/2019 13h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dessa vez não há como dizer que foi mais um improviso da emissora do Morumbi: a Band não decidiu do "nada", atabalhoadamente, transferir o reality "MasterChef" para os domingos.

Antes disso ela passou semanas fazendo pesquisas junto ao mercado e a anunciantes a respeito de mudar a exibição de sua, praticamente, única atração de sucesso.

LEIA MAIS

Colunista antecipa mudança de reality das terças para os domingos

Não sinto falta de jornalismo, diz Ana Paula Padrão

Flávio Ricco: Com mudança, Band reafirma que não sabe fazer TV

A emissora está ciente que é uma decisão de risco, sim, já que agora o reality culinário vai disputar público com programas estáveis e consagrados, como "Domingão do Faustão", "Fantástico", "Silvio Santos" etc.

A opção da direção da Band foi escolher o risco à estagnação. 

A coluna obteve com exclusividade as conclusões da pesquisa interna:

1 - O maior motivo de reclamações da exibição do "MasterChef" inédito às terças, por parte dos telespectadores, era que o programa acabava muito tarde;

2 - Além de ser o único dia da semana em que ainda tem folga para mexer na grade, no domingo a emissora tem a chance de finalmente colocar a atração num horário que permita às pessoas dormir num horário razoável

3 - As noites de domingo têm um total de TVs ligadas maior que às terças;

4 - O mais importante: os anunciantes tradicionais do programa aprovaram a mudança para o domingo, porque é um dia (noite) mais valorizado que a terça do ponto de vista comercial;

O programa estreia domingo dia 24 de março às 20h, com a sua equipe veterana: Ana Paula Padrão, Paola Carosella, Érick Jacquin e Henrique Fogaça.

MASTERCHEF ÀS TERÇAS TAMBÉM

Mas, as "viúvas" do programa às terças não precisam chorar.

A Band já decidiu que vai manter uma edição tipo "MasterChef +" às terças à noite, provavelmente por volta das 21h30 e 22h.

Uma versão mais compacta, não só com alguns dos melhores momentos do domingo, mas também com bastidores, cenas, comentários e entrevistas não exibidas.

A ideia da emissora é que nas terças haja um tipo de "behind the scenes", ou uma continuação do reality dentro do reality.

De qualquer forma, ao mexer em seu principal produto (nos últimos anos), a emissora pelo menos se movimentou em termos comerciais e de grade.

Se a arriscada estratégia vai dar certo, ninguém dentro ou fora da Band sabe. Mas, diante de todas as dificuldades e sofrimentos financeiros e humanos que a emissora vem passando, vale uma torcida a favor.

VEJA TAMBÉM

Ana Paula mostra os bastidores do reality "Masterchef"

Colunista Ricardo Feltrin no TwitterFacebook e site Ooops