No Brasil, Netflix fatura R$ 1,4 bi, tem 50 funcionários e nenhum chefe

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Serviço pago por cerca de 8 milhões de brasileiros, perfil simpático e queridinho dos internautas nas redes sociais, a Netflix ainda é uma empresa pouco transparente no Brasil e em outros países que não os EUA --onde tem capital aberto.
Nas últimas semanas a coluna procurou apurar algumas informações "sigilosas" do maior serviço de streaming do mundo. Para isso ouviu sob sigilo funcionários e prestadores de serviço da empresa. Vamos aos (poucos) dados obtidos:
A Netflix não tem sede física no Brasil e nem praticamente nenhum outro país do mundo, exceto os EUA e algumas localidades na Europa; há um escritório em Alphaville, com uma assessoria, mas não chega a ser uma sede.
A empresa tem cerca de 50 funcionários "registrados" no Brasil: 50 profissionais de diversas áreas, como advogados (especializados em direitos autorais), publicitários, executivos e alguns negociadores de conteúdo com terceiros
Apesar de ter 50 funcionários, a Netflix não tem nenhum chefe, gerente ou diretor. Fora dos EUA a empresa opta por um sistema de "gestão" horizontal e descentralizada. Se a empresa tiver algum problema no Brasil ou em outro país é preciso entrar em contato com a chefia nos EUA;
A Netflix vai terminar 2018 com mais de 8 milhões de assinantes no Brasil, o que representa cerca de 6% de sua base de assinantes no mundo. Isso significa --numa estimativa conservadora-- mais de R$ 1,4 bilhão de faturamento por ano no país.
Isso é quase 50% a mais do faturamento de um SBT, por exemplo.
Comparativamente o serviço de streaming já se aproxima do público da maior operadora de TV paga, a Net Claro, que tem 8,7 milhões de assinantes. Já passou há tempos a Sky (5,4 milhões).
O simpático, engraçadinho, sarcástico e "paparicado" perfil da Netflix no Twitter não é uma criação brasileira.
Assim como a Coca-Cola desenvolve propagandas "cosmopolitas" que acabam utilizadas em todos os países (como a "torcida" da empresa pela seleção na Copa), o perfil da Netflix em redes sociais em outros países também é "palhaço".
A diferença é que o perfil da empresa avalia com cuidado a "personalidade" dos usuários do Twitter de cada país, antes de adquirir sua própria personalidade.
Há cerca de 65 mil itens no inventário da Netflix no Brasil: filmes, documentários, capítulos de seriados, especiais, shows etc.
Colunista Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.