Topo

Ricardo Feltrin

Silvio Santos se irrita com matéria sobre "coxinha de jaca" em telejornal

Silvio Santos se irritou com matéria do "SBT Brasil" - Reprodução/SBT
Silvio Santos se irritou com matéria do "SBT Brasil" Imagem: Reprodução/SBT

Colunista do UOL

18/07/2018 12h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Além de estar numa fase de mexer constantemente na programação, Silvio Santos também está com a paciência curta e o senso crítico mais afiado do que nunca.

Silvio, 87, ficou fulo com reportagem sobre vegetarianismo exibida ontem no “SBT Brasil”. Ele se irritou assim que a matéria foi ao ar.

A reportagem mostrava uma pesquisa do ibope que apontou que 14% dos brasileiros já não comem mais carne; se tornaram adeptos do vegetarianismo.

Para apoiar o material, cuja exibição durou quase 3 minutos, o “SBT Brasil” destacou um repórter para ir até um “açougue” vegano.

O local também vende coxinhas feitas com recheio de jaca.

“Isso não é matéria de jornal, isso é matéria pra Ana Maria Braga”, ralhou Silvio com a equipe.

“(onde já se viu) Colocar um repórter tão bom pra fazer matéria de coxinha de jaca”, criticou.

TELEJORNAL EM BAIXA

A irritação do “patrão” tem motivos: a matéria da “coxinha vegana” derrubou ainda mais a audiência do telejornal --que, a propósito, já perdeu bastante público depois que o próprio Silvio alterou seu horário para encaixar o game “Roda Roda Jequiti” na faixa nobre.

No momento em que a pauta foi exibida, o “SBT Brasil” dava 4,6 pontos em São Paulo, em terceiro lugar, atrás de Record em 2º (11,2) e Globo (27,6 pontos). Cada ponto equivale a cerca de 72 mil domicílios em São Paulo.

Na média, o “SBT Brasil” marcou 6,6 pontos ontem e mais uma vez ficou em terceiro no ibope. A Globo liderou com 26,7 pontos e a Record foi vice, com 11,6 pontos no horário.

Há pelo menos uma semana o “SBT Brasil” dedica sua primeira meia-hora a temas ligados a São Paulo e ao Rio.

Prometido para ser um “bloco popular”, ele tem sido ameaçado em audiência até pela Band.

Na semana retrasada, porém, o “SBT Brasil” atravessava uma de suas melhores fases, com o público à espera de “As Aventuras de Poliana”.

Naquele momento, de tão feliz que estava com os resultados do jornalismo, Silvio chegou a falar em “ir às compras” e reforçar o departamento com profissionais de outras emissoras.

No entanto, o ímpeto passou porque, supostamente, tem ocorrido uma queda nas vendas da Jequiti.

Mas, pensando em reforçar as vendas da Jequiti, o “patrão” colocou o game no então horário de pico do telejornal.

Atento à performance de seus produtos, Silvio costuma até anotar o nome dos repórteres que aparecem no vídeo.

Ontem, quando viu a matéria vegana, quase teve um “treco” e imediatamente pediu os números de audiência do horário.

Uma coisa é certa: vai demorar muito para que outra coxinha de jaca apareça no SBT.

LEIA MAIS

“Milagres de Poliana”: Audiência do SBT dispara 25% em horário nobre

Silvio mexe tanto na programação do SBT que vira meme “malucão”

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops