Topo

Livros de Dr. Seuss, autor de 'O Grinch', saem de circulação por desenhos racistas

01.03.1986 - Theodor Geisel, o Dr. Seuss, assina exemplar de um de seus livros em Nova York (EUA) - Ron Galella Collection via Getty Images
01.03.1986 - Theodor Geisel, o Dr. Seuss, assina exemplar de um de seus livros em Nova York (EUA) Imagem: Ron Galella Collection via Getty Images

De Nova York

02/03/2021 12h43

A empresa Dr. Seuss Enterprises suspendeu a publicação e venda de seis livros da famosa coleção do Dr. Seuss, autor de clássicos como "O Gato de Chapéu" e "Como o Grinch Roubou o Natal", por considerar que alguns de seus desenhos eram racistas.

Os livros suspensos não são os mais conhecidos do escritor, mas "retratam as pessoas de uma maneira errada e dolorosa", disse a empresa em um comunicado publicado em seu site hoje, data que marca o aniversário de Theodor Geisel (1904-1991), mais conhecido como Dr. Seuss.

A empresa disse que um grupo de especialistas que inclui educadores revisou todo o seu catálogo e censurou esses seis livros com o objetivo de "apoiar todas as crianças e famílias com mensagens de esperança, inspiração, inclusão e amizade".

Em um dos livros, dois homens originários da África aparecem com o peito nu, sem sapatos, enquanto carregam um animal exótico. Em outro, os olhos de um personagem descrito como chinês são pintados com duas linhas pretas. O homem veste sapatos tradicionais japoneses e aparece com um bolo de arroz e palitos.

A decisão, que segundo a empresa já entrou em voga no ano passado, levanta o debate nos EUA sobre a publicação e leitura (especialmente em escolas) de livros antigos que empregam termos racistas ou têm desenhos considerados racistas.

Personagem chinês do livro 'And to Think That I Saw it on Mulberry Street', um dos títulos que saíram de circulação - Reprodução - Reprodução
Personagem chinês do livro 'And to Think That I Saw it on Mulberry Street', um dos títulos que saíram de circulação
Imagem: Reprodução

Os livros do Dr. Seuss, escritos com rima, foram traduzidos para dezenas de idiomas e são lidos em mais de 100 países.

Nos EUA, o Dr. Seuss e seus livros são objetos de adoração. Todo ano, por volta da data do aniversário do autor, as escolas organizam um evento literário no qual muitas crianças se fantasiam como seus personagens.

Nos últimos anos, no entanto, a Associação Nacional da Educação, que promove o evento, incentivou a leitura de títulos mais diversos, afastando-se dos livros do Dr. Seuss.

Cena de 'O Grinch' (2000), adaptação da obra de Dr. Seuss - Divulgação - Divulgação
Cena de 'O Grinch' (2000), adaptação da obra de Dr. Seuss
Imagem: Divulgação