Conteúdo publicado há 2 meses

MAMA, MMA, AAA, SMA: Conheça os principais prêmios do mundinho K-pop

Fim do ano marca sempre momentos especiais no K-pop pois temos muitas premiações asiáticas que premiam os grandes destaques do ano que passou. Além de movimentar os fandoms com mutirões para votações, a temporada de eventos traz diversas performances icônicas, com mashups de singles, colaborações entre grupos, coreografias e cenografias elaboradas e títulos que consagram os artistas do meio.

Os principais prêmios de K-pop que acontecem na Ásia são os seguintes: MAMA (Mnet Asian Music Awards), MMA (Melon Music Awards), GDA (Golden Disk Awards), SMA (Seoul Music Awards), AAA (Asia Artist Awards) e KMA (Korean Music Awards). O MAMA e o MMA são, historicamente, os mais aguardados pois contam com um número enorme de performances inéditas de artistas com fandoms grandes.

A famigerada votação do MAMA é conhecida por ser um período infernal nas redes sociais por conta de brigas entre fãs de grupos grandes (especialmente BTS, EXO, BLACKPINK, Stray Kids). Toda essa movimentação, que é justamente o que a MNET deseja, aumenta ainda mais a relevância do evento.

Mas quais são esses prêmios?

Os prêmios mais desejados e importantes da noite são o daesang e o bonsang. Daesang é considerado o maior prêmio que um grupo pode ganhar. Nas premiações de fim de ano eles são distribuídos para o álbum do ano, artista do ano e música do ano, a famosa SOTY (song of the year). Além dos três prêmios principais, ainda temos o ROTY (rookie of the year), premiando os melhores debuts/novatos do K-pop do ano.

O bonsang, um prêmio dado a mais grupos, dividido em categorias digitais (streamings) e vendas físicas, é distribuído para todos os grupos que se destacaram em vendas. Bonsang premia os melhores, Daesang premia o melhor entre os melhores.

Agenda das premiações:

  • 28 e 29 de novembro: MAMA Awards
  • 2 de dezembro: MMA Awards
  • 14 de dezembro: Asia Artist Awards
  • 2 de janeiro: Seoul Music Awards
  • 6 de janeiro: Golden Disk Awards

Esse ano o MAMA vai ser novamente apresentado pela Somi e terá uma série de colaborações em stages diferentes: THEME stage, SUPER stage, MEGA stage e WONDER stage. O THEME será uma collab entre ZB1, LESSERAFIM, TREASURE e Lee Youngji; o SUPER com Minnie (G)-IDLE, Yunjin das LESSERAFIM, Xiaoting (Kep1er), Bada Lee e Monika; o MEGA com performance da própria Somi e o Wonder com a japonesa Yoshiki e artistas de K-pop. O evento ainda contará com performances de SEVENTEEN, ATEEZ, ENHYPEN, entre outros.

Continua após a publicidade

Já o Melon Music Awards, que acontece menos de uma semana depois, vai contar com performances das aespa, NCT DREAM, BOYNEXTDOOR, IVE, New Jeans, STAYC, Kiss of Life e ZB1.

O Seoul Music Awards terá três apresentadores: Kang Daniel, Jang Wonyoung (IVE) e Sung Hanbin (ZB1). O evento está recheado de atrações confirmadas: Stray Kids, New Jeans, ZB1, NMIXX, LESSERAFIM, The Boyz, &Team, Dreamcatcher, KARD, STAYC, Kep1er, Tempest, Pneus, AKMU e a unit BSS dos SEVENTEEN.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes