Conteúdo publicado há 5 meses

Plano Geral: 'Nyad' ganha o público com história de grandes personagens

O Plano Geral desta semana traz duas dicas de cinema em casa: "Na Ponta dos Dedos", na AppleTV+, e "Nyad", na Netflix.

Estrelado por Jessie Buckley (Estou Pensando em Acabar com Tudo), Jeremy Allen White (O Urso), Luke Wilson (Os Excêntricos Tenenbaums) e Riz Ahmed (O Som do Silêncio), "Na Ponta dos Dedos" traz uma história de amor inusitada.

Na história, Anna (Jessie) e Ryan (Ahmed) encontraram o amor verdadeiro, comprovado por uma nova e polêmica tecnologia. Só há um problema: Anna ainda não tem certeza de que encontrou seu parceiro ideal.

Segundo longa-metragem e o primeiro filme em língua inglesa do visionário diretor, roteirista e produtor grego Christos Nikou, cuja estreia na direção foi o aclamado pela crítica "Apples", "Na Ponta dos Dedos" é uma grata surpresa no final de ano.

Enquanto isso na Netflix....

Destaque da Netflix, que vem ganhando público no mundo e aponta o talento de duas grandes atrizes, "Nyad" traz Annette Benning e Jodie Foster.

O longa conta a história de Diana Nyad, nadadora com uma história única. Aos 28, ela tentou pela primeira vez nadar os 177 quilômetros que separam Havana, em Cuba, de Key West, na Flórida.

Annette Benning e Jodie Foster no filme "Nyad", da Netflix
Annette Benning e Jodie Foster no filme "Nyad", da Netflix Imagem: Divulgação

Após três décadas fora da água, a ex-maratonista aquática, que virou jornalista esportiva, ficou obcecada pelo percurso que sempre chamou sua atenção, popularmente conhecidos como o "Monte Everest" da natação.

Continua após a publicidade

Determinada a ser a primeira pessoa a concluir o trajeto sem uma gaiola de proteção contra tubarões, Diana, que está na casa dos 60 anos, inicia uma árdua jornada de quatro anos de treinamento intenso na companhia da melhor amiga e técnica Bonnie Stoll— interpretada por Jodie Foster, vencedora de dois Oscars, e de uma equipe disposta a encarar qualquer desafio.

Aos 64 anos, ela resolve tentar de novo. Isso é história e a gente acompanha a sua saga de perseverança. Jodie Foster faz o papel de sua treinadora, um papel coadjuvante, mas muito bacana vê-la contracenando com Annette. Thiago Stivaletti

Flavia acrescenta que a gente adora acompanhar filmes que trazem histórias de grandes personagens, o chamado "character driven". Claro que a trama é importante, mas a gente já sabe o que aconteceu. Queremos, obviamente, saber da história, mas o personagem é crucial. E quando temos duas grandes atrizes em cena, duas mestras, é uma delícia.

Estreia dos documentaristas vencedores do Oscar, Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin ("Free Solo", "The Rescue") na direção de um longa, "Nyad" tem produção, tem roteiro de Julia Cox, adaptado da biografia "Find a Way", de Diana Nyad.

Mostra de Cinema de Gostoso

Já na entrevista da semana, os diretores gerais e curadores da Mostra de Cinema de Gostoso, Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, conversaram sobre os 10 anos do festival e deram um panorama do cinema brasileiro que chega às telas da praia do Maceió, no Rio Grande do Norte.

Continua após a publicidade

Em sua décima edição, o evento traz nove longas-metragens e 17 curtas-metragens de 11 estados brasileiros exibidos por cinco dias ao ar livre, na praia, em uma sala que pode ser chamada de a mais bonita do Brasil, de 24 a 28 de novembro.

O grande desafio quando pensamos este projeto era pensar que estávamos fazendo uma mostra na praia. Mas queremos sempre aliar este clima maravilhoso com o cuidado técnico. Eugenio Puppo

Plano Geral: Mostra de Gostoso vai até o fim de novembro
Plano Geral: Mostra de Gostoso vai até o fim de novembro Imagem: Reprodução/Youtube

"A gente monta uma sala de cinema num lugar em que venta muito, em frente ao mar. É uma verdadeira loucura o que a gente faz, é muito trabalhoso, mas vale demais à pena porque essas sessões são maravilhosas, com boa projeção, em uma tela de 13 por 5 metros, som perfeito. A gente respeita e valoriza as obras que se inscrevem e que a gente seleciona", completou o diretor.

A programação da mostra também traz uma seleção dos filmes dirigidos pelos jovens da cidade, que todos os anos passam por oficinas de formação e produzem ficções e documentários que trazem histórias de suas realidades, grandes personagens e da cultural local.

"É uma atração à parte, uma grande responsabilidade, mas o resultado é sempre muito gratificante de acompanhar. Eu costumo dizer quer vou ao festival justamente para conferir esta produção do Nós do Audiovisual, pois trazem produções que só em Gostoso eu vou poder ver", observa Flavia.

Continua após a publicidade

O caráter de difusão aliado ao de formação da Mostra de Gostoso fazem do festival um evento estratégico e único. "O perfil da mostra é focado no envolvimento com a comunidade de Gostoso. Em 2013, começamos com uma série de cursos de formação. São Cursos de fotografia, linguagem, roteiro e imagem. Eles participam desde então, já formamos mais de 140 jovens da cidade. Somando os deste ano, 27 já foram realizados. Eles criaram um polo de cinema na Cidade", explica Matheus.

Deixe seu comentário

Só para assinantes