Topo

O dia em que Record 'matou' e 'ressuscitou' Amin Khader em uma fake news

Amin Khader em entrevista recente ao "The Noite" - Lourival Martins/SBT
Amin Khader em entrevista recente ao "The Noite" Imagem: Lourival Martins/SBT

De Splash, no Rio

28/06/2023 17h28

Era 28 de junho de 2011, há exatos 12 anos, quando o Amin Khader foi dado como morto ao vivo pelo programa Hoje em Dia, da Record. Na verdade, tudo se tratava de um engano. O jornalista estava bem — e vivo.

Poucas horas depois, na mesma emissora, ele apareceu ao vivo no Balanço Geral RJ para explicar que estava fazendo sua corrida matinal. O imbróglio virou meme nas redes sociais.

A informação falsa foi dita por Celso Zucatelli, que apresentava o matinal ao lado de Edu Guedes, Gianni Albertoni e Chris Flores — quem chorou bastante no estúdio. Na ocasião, a Record disse que Amin, então repórter de celebridades da emissora, teve um mal súbito em casa.

"Infelizmente tenho uma notícia muito triste para dar. Nosso colega aqui da Rede Record, Amin Khader, faleceu nesta madrugada. Essa notícia começou a circular agora na internet, nossas equipes foram apurar, e a informação foi confirmada por familiares", disse Zucatelli.

A repórter Fabíola Reipert confirmou a falsa morte com David Brazil, amigo de Amin naquela época. "David está em estado de choque, não consegue falar com mais ninguém. O corpo está sendo levado para Petrópolis, onde a família mora", afirmou ela.

Após a notícia da morte, a própria Record entrevistou o jornalista enquanto ele caminhava na orla da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

"Estou vendo isso com surpresa, porque hoje eu fiz minha rotina diária. Eu não levo celular para correr, mas todos os dias corro 16 km aqui na Barra da Tijuca. O povo passava gritando, perguntando se eu morri. Ficou essa confusão toda, mas estou aqui, vivo. Não tenho noção de como esse boato começou, estava aqui no meu lazer. Estou feliz da vida", contou ele, surpreso.

Zucatelli pediu desculpas pela notícia falsa no dia seguinte e disse que o Hoje em Dia havia tirado a informação de sites confiáveis, além de confirmar com pessoas próximas. "Foi uma falha de apuração", afirmou.