Topo

Vitória de Amanda é ruim para o futuro do BBB? Especialistas opinam

BBB 23: Amanda foi a mais votada para ficar na casa no 12º Paredão - Reprodução/Globoplay
BBB 23: Amanda foi a mais votada para ficar na casa no 12º Paredão Imagem: Reprodução/Globoplay

Christiany Yamada

Colaboração para Splash, em São Paulo

06/04/2023 10h00Atualizada em 06/04/2023 10h27

Na noite de terça-feira, Amanda escapou do 12º Paredão do BBB 23 (Globo) com a maioria dos votos a seu favor: 34,32%. Domitila Barros, apontada por muitos como favorita da edição, teve 25,69%.

Chico Barney e Dieguinho, especialistas em BBB que integram a cobertura de Splash, opinaram sobre a votação que favoreceu médica, que é vista por muitos como "planta". Para Barney, Amanda conquistou uma grande base de fãs que se veem em suas imperfeições e tem grandes chances de vencer o programa.

Chico Barney: "A Amanda conseguiu reunir a torcida mais engajada. Tem o discurso dela que é muito fácil de se identificar, de ser fora do padrão, de não se expressar bem, nem sempre ser ouvida. E teve toda a maneira como ela se dedicava para ajudar o Sapato. Isso causou uma boa impressão rápida, e o BBB é um jogo de criar identificação com o máximo de pessoas aqui fora".

Chico Barney: "Por isso, acho que ela é a franca favorita, e dificilmente alguém conseguirá reverter isso faltando tão pouco tempo. Até porque tanto faz o que acontecer lá dentro, o público que vira noite votando já tem seus favoritos e seus ranços muito bem estabelecidos".

Enquanto isso, Barney acredita que a torcida de Domitila vem perdendo força nas votações.

Chico Barney: "Quanto à Domitila, acredito que o próximo Paredão cuja dinâmica seja para eliminar será a despedida dela do programa. A torcida adversária embalou, enquanto a dela parece estagnada. Tem muita gente que adora ela, mas não investe tempo votando".

Dieguinho, por outro lado, acredita que Amanda pode ter conquistado vantagem em relação à Domitila por evitar conflitos diretos. Ele concorda que a médica deve chegar à final do reality show.

Dieguinho: "A Amanda não joga nada. Fica deitada boa parte do tempo e se esconde atrás de brigas e discussões de suas colegas de quarto. Ela não tem o próprio enredo, não tem o próprio jogo, não tem nada. Tudo o que ela falar, vai ser sobre terceiros. Não vai ser sobre ela. Então o julgamento que o público vai ter disso é praticamente nenhum".

Dieguinho: "A Domitila está ligada diretamente nessas discussões e tretas. E é isso que faz com que a Domitila não ganhe mais porcentagem de preferência do público para ficar, porque ela se movimenta. A Amanda tende a ganhar o Big Brother Brasil por um só jogo que é feito por ela, que é o jogo da torcida. A torcida joga no lugar da Amanda. Tanto que, se ela ganhar, ela tem obrigação moral dividir o prêmio com todas essas pessoas que não fazem nada mais além da vida do que ficar 24 horas defendendo ela nas redes sociais".

Dieguinho acha pouco provável que algum outro participante possa, neste momento, derrotar Amanda em um Paredão. No entanto, ele considera que uma possível vitória da médica seria "injusta".

Dieguinho: "Se a Amanda ganhar, ela será a primeira 'plantagonista' da história do reality da TV Globo. 'Planta', porque é o que ela foi a temporada inteira, e 'gonista', de 'protagonista'. Porque ela também protagonizou o jogo, afinal de contas, levará o prêmio, né? Não fará muito sentido".

Dieguinho: "Inclusive, será um péssimo exemplo para as temporadas futuras, para os futuros participantes — em especial os pipocas —, que vão olhar para os últimos ex-BBBs e ex-campeões, e falar: 'Não preciso fazer nada, só preciso ficar dormindo, fazendo umas dancinhas na festa e sendo engraçadinha, que, com certeza, eu devo ganhar o Big Brother Brasil'. Isso não é um bom sinal para a gente pensar nas temporadas seguintes".

Enquete UOL BBB 23: Quem é o favorito do jogo após eliminação de Marvvila?

Resultado parcial

Total de 20136 votos
9,34%
Divulgação/Globo
8,42%
Divulgação/Globo
2,25%
Divulgação/Globo
11,17%
Divulgação/ Globo
37,36%
Divulgação/Globo
8,01%
Divulgação/Globo
2,22%
Divulgação/Globo
11,43%
Divulgação/Globo
9,79%
Divulgação/Globo
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo