Topo

Na Sua Tela

ANÁLISE

Crime, assassinato e mistério: 'true crime' é a novela da geração streaming

Em "O Estrangulador de Boston", Keira Knightley e Carrie Coon investigam feminicídios nos anos 1960 - Divulgação/20th Century Studios
Em 'O Estrangulador de Boston', Keira Knightley e Carrie Coon investigam feminicídios nos anos 1960 Imagem: Divulgação/20th Century Studios

Renan Martins Frade

Colaboração para UOL

16/03/2023 12h00

Esta é a versão online da edição desta quinta-feira (16) da newsletter Na Sua Tela. Nesta semana, destaques para "O Estrangulador de Boston", "Shazam! Fúria dos Deuses" e outros filmes que chegam aos cinemas e aos streamings, além de uma curadoria do que vale assistir. Quer receber a edição da semana que vem no seu email? Inscreva-se aqui. Os assinantes UOL ainda têm mais de 10 newsletters exclusivas.

***

O "true crime" é uma febre. Mesmo que tenha sempre existido, o subgênero calcado em crimes reais ganhou força nos últimos anos. De certa forma, são histórias que muitas vezes lidam com os medos mais primários, nos envolvendo com o relato na tela - seja pelo mistério de quem é o responsável, para entender suas motivações ou para vê-lo pagar pelo que fez.

Nessa linha, chega no dia 17 ao Star+ o filme "O Estrangulador de Boston". Trata-se de um relato real, sobre duas jornalistas (Keira Knightley e Carrie Coon) investigando uma série de feminicídios nos anos 1960. Assustador não só pelos assassinatos em si, mas pela forma como o caso foi tocado pelas autoridades, todos homens. Falamos mais do longa-metragem a seguir.

Aproveitando o assunto, o Na Sua Tela também seleciona outros filmes e séries de true crime para assistir nas plataformas de streaming. Tem de tudo: desde serial killers famosos a casos mais "leves" e até mistérios nunca solucionados.

Se você quer algo bem mais divertido, chega aos cinemas nesta semana a mais nova aventura da DC, "Shazam! Fúria dos Deuses", com Zachary Levi voltando ao papel do herói-título - que, no passado, era conhecido como Capitão Marvel.

Confira tudo a seguir.

O que tem de novo?

O ESTRANGULADOR DE BOSTON

O Estrangulador de Boston - Divulgação/20th Century Studios - Divulgação/20th Century Studios
Keira Knightley é uma jornalista que investiga crimes em 'O Estrangulador de Boston'
Imagem: Divulgação/20th Century Studios

  • Assista ao trailer
  • Onde: amanhã (17) no Star+
  • O que tem de bom: No começo dos anos 1960, mulheres sem ligação aparente começaram a ser mortas na cidade de Boston, EUA. Inicialmente a polícia e as autoridades deram de ombros, sem investigar com afinco. "O Estrangulador de Boston" conta a trajetória de duas jornalistas, Loretta McLaughlin (Keira Knightley) e Jean Cole (Carrie Coon), nas apurações desses assassinatos e na luta para serem ouvidas. Afinal, havia um misto de descaso com misoginia. De forma acadêmica, o longa dirigido por Matt Ruskin não faz ousadia e entrega o feijão com arroz que o público gosta - ou seja, um "procedural" no qual vamos descobrindo os fatos junto com as protagonistas. Porém, mais do que a solução de um crime, o relato nos faz refletir sobre a sociedade como um todo.
  • O que te faz sentir: medo, insegurança

SHAZAM! FÚRIA DOS DEUSES

Shazam! 2 - Divulgação/Warner Bros. - Divulgação/Warner Bros.
Helen Mirren como vilã é um dos destaques de 'Shazam! 2'
Imagem: Divulgação/Warner Bros.

  • Assista ao trailer
  • Onde: nos cinemas - clique aqui para comprar ingressos
  • O que tem de bom: Segundo filme do herói, anteriormente conhecido como Capitão Marvel. "Shazam! Fúria dos Deuses" segue a mesma linha da produção anterior: uma aventura inocente, eventualmente bobinha. Desta vez, Billy Batson (Asher Angel na forma adolescente, Zachary Levi quando transformado no Mortal Mais Poderoso da Terra) se divide entre as preocupações com a nova família e o perigo representado por uma nova tríade de vilãs (com Helen Mirren e Lucy Liu entre elas). Divertido e despretensioso, "Shazam! 2" foi feito na medida para assistir em família, incluindo muitos efeitos especiais - mesmo que fique devendo um roteiro melhor desenvolvido e com piadas mais inteligentes. Ah, sim: há uma participação pra lá de especial e duas cenas pós-créditos, que ditam o futuro do herói da DC nos cinemas.
  • O que te faz sentir: galhofa, poder

SEGUNDO TEMPO

Segundo Tempo - Divulgação/Pandora Filmes - Divulgação/Pandora Filmes
Priscila Steinman e Kaue Telloli são dois irmãos em busca de sua origem em 'Segundo Tempo'
Imagem: Divulgação/Pandora Filmes

  • Assista ao trailer
  • Onde: nos cinemas
  • O que tem de bom: De certa forma, os brasileiros - para ser mais exato, os de brancos de classe média e alta - possuem uma certa fixação com a ascendência europeia. Porém, para além do status de ter um passaporte europeu, entender as nossas origens pode nos ajudar a compreender um pouco melhor quem somos e como nos encaixamos no mundo. "Segundo Tempo", do diretor e roteirista Rubens Rewald (de "Corpo"), traz dois irmãos (Priscila Steinman e Kauê Telloli) que após perderem o pai descobrem uma caixa de memórias - em um caminho que os leva até o país natal dele, a Alemanha. Ainda que não consiga criar uma real empatia entre o espectador e os protagonistas, o longa traz algumas reflexões interessantes sobre a memória e aquilo que carregamos, muitas vezes sem saber.
  • O que te faz sentir: remorso, vazio


Além disso, chega ao streaming nesta semana o filme "Babilônia", que foi indicado a três Oscars. Você agora pode alugar ou comprar a produção em Apple TV, Google Play, Loja Prime Video, Claro tv+ e YouTube. Para saber mais sobre o longa, clique aqui e confira uma edição especial desta newsletter.

Outra novidade para alugar ou comprar - e que foi anteriormente assunto no Na Sua Tela - é "O Pior Vizinho do Mundo", estrelado por Tom Hanks. Você pode conferi-lo também em Apple TV, Google Play, Loja Prime Video, Claro tv+ e YouTube.

A febre dos crimes reais

O true crime (crime real, em português) virou um verdadeiro fenômeno, com inúmeros fãs. Não é algo exatamente inédito: filmes e seriados do gênero sempre foram feitos, e os canais pagos exploram esse filão desde os anos 1990. Isso se não considerarmos o jornalismo popularesco de Brasil Urgente, Cidade Alerta e do folclórico Aqui, Agora: de forma crua, são telejornais que trazem a delinquência como seu principal produto.

Acontece que isso se intensificou nos últimos anos, principalmente com a Netflix. Há um motivo prático: são muitas vezes produções relativamente mais baratas, que podem apelar para o sensacionalismo e impactar um grande público. Na era onde as plataformas de streaming precisam de mais assinantes e os estúdios querem tirar as pessoas de casa para irem aos cinemas, é uma estratégia sedutora.

Por isso, a seguir você encontra uma curadoria especial do subgênero. Tem de tudo, de documentário a ficção, incluindo filmes mais clássicos e séries recentes. E para quem quer algo mais leve, tem até a interpretação do Steven Spielberg para o assunto, digamos assim.

Agora é só escolher o que assistir. Só se certifique, antes do play, que as portas e janelas estão bem trancadas.


TED BUNDY: A CONFISSÃO FINAL

Ted Bundy: A Confissão Final - Divulgação/Synapse Distribution - Divulgação/Synapse Distribution
Em 'Ted Bundy: A Confissão Final', Elijah Wood tenta entender as motivações do famoso assassino
Imagem: Divulgação/Synapse Distribution

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix
  • O que tem de bom: Ted Bundy é um dos serial killers mais famosos no imaginário popular norte-americano. No total, ele confessou 30 assassinatos - desses, 20 foram confirmados. Porém, há suspeitas de que o número de vítimas pode chegar perto das 40. Por conta de sua personalidade carismática e (na visão de alguns) até de sua beleza, existe uma certa fascinação pelo criminoso, que já foi tema de diversos filmes e documentários. "Ted Bundy: A Confissão Final" (2021) é um deles, com um agente do FBI (interpretado por Elijah Wood) tentando tirar de Bundy (Luke Kirby) as suas motivações antes de ser executado na cadeira elétrica. O destaque aqui fica pelas atuações dos dois protagonistas.
  • O que te faz sentir: amargura, irritação

DAHMER: UM CANIBAL AMERICANO

Dahmer - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Evan Peters foi muito elogiado pela crítica e pelo público no papel de Jeffrey Dahmer
Imagem: Divulgação/Netflix

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix
  • O que tem de bom: Jeffrey Dahmer é outro serial killer que movimenta o público. Entre 1978 e 1991, ele assassinou ao menos 17 homens e garotos. Diagnosticado com transtorno de personalidade esquizotípica e transtorno de personalidade borderline, o criminoso também era carismático. Exclusiva da Netflix, a série "Dahmer: Um Canibal Americano" (2022) traz Evan Peters ("X-Men: Dias de um Futuro Esquecido") no papel-título enquanto somos apresentados à trajetória do assassino - e como ele escapou da polícia diversas vezes. A produção é de Ryan Murphy, o mesmo de "American Horror Story" e "American Crime Story".
  • O que te faz sentir: assombro, medo

MONSTER: DESEJO ASSASSINO

Monster - Divulgação/Imovision - Divulgação/Imovision
Charlize Theron está ótima - e irreconhecível - em 'Monster'
Imagem: Divulgação/Imovision

  • Assista ao trailer
  • Onde: HBO Max
  • O que tem de bom: Para fechar uma trinca de serial killers temos Aileen Wuornos. Entre 1989 e 1990, a criminosa matou sete homens. Ela argumentou que as vítimas tentaram violentá-la e que os atos foram em autodefesa, mas acabou sentenciada à morte. O filme "Monster: Desejo Assassino" (2003) apresenta esses crimes, investigando as motivações de Wuornos - interpretada por uma irreconhecível Charlize Theron, que está ótima em cena. Além das grandes atuações (em um elenco que inclui também Christina Ricci), o longa apresentou as credenciais da diretora Patty Jenkins - que, anos depois, assinaria "Mulher-Maravilha".
  • O que te faz sentir: insegurança, ameaça

FOXCATCHER: UMA HISTÓRIA QUE CHOCOU O MUNDO

Foxcatcher - Divulgação/Sony Pictures - Divulgação/Sony Pictures
'Foxcatcher' conta com uma das melhores atuações na carreira de Steve Carell
Imagem: Divulgação/Sony Pictures

  • Assista ao trailer
  • Onde: para aluguel ou compra em Loja Prime Video, Apple TV, Google Play, YouTube e Claro tv+
  • O que tem de bom: A história do milionário (e criminoso) John du Pont é uma das mais curiosas desta curadoria, para dizer o mínimo. Entre outras ocupações, ele era entusiasta da luta livre olímpica e, por isso, possuía um centro de treinamento e um time da modalidade, o Foxcatcher. Entre os seus protegidos estava Mark Schultz, campeão olímpico. No entanto, uma série de acontecimentos, escolhas erradas, transtornos e abuso de drogas fizeram com que essa trajetória saísse dos trilhos, culminando com assassinato do irmão mais velho de Mark, Dave Schultz (também medalhista em Jogos Olímpicos). Dirigido por Bennett Miller ("O Homem Que Mudou o Jogo"), "Foxcatcher" (2014) passa por esses acontecimentos e a sua surrealidade. O elenco é de primeira: Steve Carell está incrível como Du Pont, enquanto Channing Tatum e Mark Ruffalo estão ótimos como Mark e Dave.
  • O que te faz sentir: surpresa, recriminação


PRENDA-ME SE FOR CAPAZ

Prenda-Me Se for Capaz - Divulgação/Paramount Pictures - Divulgação/Paramount Pictures
'Prenda-Me Se for Capaz' conta com uma presença magnética de Leonardo DiCaprio
Imagem: Divulgação/Paramount Pictures

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix, Paramount+, UOL Play
  • O que tem de bom: Ok, um respiro. "Prenda-Me Se For Capaz" (2002) é certamente um filme mais leve, mas ainda assim se trata de um crime real - ou quase. O longa narra as peripécias de Frank Abagnale Jr. (aqui vivido por Leonardo DiCaprio), um jovem que, antes de fazer 19 anos, afirma ter conseguido milhões de dólares aplicando golpes, inclusive ao se passar por um piloto da Pan Am e até como médico. Ainda que a veracidade de toda essa história seja questionável, o diretor Steven Spielberg consegue transformá-la em um conto divertido enquanto vemos um agente do FBI, interpretado por Tom Hanks, tentando pegar o criminoso.
  • O que te faz sentir: deboche, entusiasmo

JFK: A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

JFK - Divulgação/Warner Bros - Divulgação/Warner Bros
Kevin Costner em cena de 'JFK'
Imagem: Divulgação/Warner Bros

  • Assista ao trailer
  • Onde: HBO Max, Star+
  • O que tem de bom: Este é o pai de todas as teorias da conspiração nos Estados Unidos. Afinal, Lee Harvey Oswald agiu sozinho para matar o então presidente John Kennedy, em 22 de novembro de 1963? Aliás, será que foi realmente ele quem cometeu o crime? Em "JFK: A Pergunta Que Não Quer Calar" (1991), o diretor Oliver Stone ("Platoon") apresenta as investigações do assassinato pela ótica do promotor público Jim Garrison (Kevin Costner). São mais de 3 horas de mergulho nas possíveis motivações, implicações e teorias. É bom ressaltar que Stone é partidário de conspirações e tem uma visão no mínimo controversa - e que a teoria da "bala mágica", apresentada no longa, já foi descartada. Ainda assim, "JFK" levanta um debate político, inclusive com a acusação de que teria havido um golpe de Lyndon B. Johnson para assumir a presidência.
  • O que te faz sentir: surpresa, ceticismo


D.B. COOPER: DESAPARECIMENTO NO AR

D.B. Cooper - Reprodução/Netflix - Reprodução/Netflix
Retrato falado do suposto D.B. Cooper
Imagem: Reprodução/Netflix

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix
  • O que tem de bom: Este é um dos casos mais curiosos do folclore americano moderno. Em 1971, um homem desconhecido - apelidado depois de D.B. Cooper - sequestrou um voo alegando que carregava uma bomba. Após receber o valor do resgate, de 200 mil dólares (algo por volta de US$ 1,4 milhões atualmente), Cooper libertou os passageiros e pediu para ser levado até a Cidade do México. No meio do caminho, ele abriu a porta do avião e, com um paraquedas nas costas, pulou na escuridão da noite. O sequestrador nunca mais foi visto, nem identificado. Tal acontecimento desperta curiosidade até os dias atuais e a minissérie "D. B. Cooper: Desaparecimento no Ar" (2022) tenta trazer algumas respostas.
  • O que te faz sentir: curiosidade, incerteza

ZODÍACO

Zodíaco - Divulgação/Warner Bros.  - Divulgação/Warner Bros.
Robert Downey Jr. é um jornalista investigativo em 'Zodíaco'
Imagem: Divulgação/Warner Bros.

  • Assista ao trailer
  • Onde: para alugar ou comprar em Loja Prime Video, Apple TV, Google Play e YouTube
  • O que tem de bom: No final dos anos 1960, um homem cometeu uma série de assassinatos no norte da Califórnia, na região da Baía de São Francisco. Por mandar cartas com ameaças aos jornais, sempre criptografadas com símbolos, o serial killer ganhou o apelido de "Assassino do Zodíaco". Ele nunca foi capturado, criando uma fixação na cultura popular - inspirando diversos longas, como "Perseguidor Implacável" (1971) e até o recente "Batman" (2022). "Zodíaco" (2007) é baseado nas investigações reais feitas na época, lideradas por Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal) e Dave Toschi (Mark Ruffalo), além de contarem com o auxílio do jornalista Paul Avery (Robert Downey Jr.). A direção de David Fincher (de "Seven: Os Sete Crimes Capitais") é primorosa, criando uma ansiedade que nos asfixia.
  • O que te faz sentir: temor, frustração

MINDHUNTER

Mindhunter - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Holt McCallany ('Lights Out') e Jonathan Groff ('Glee') protagonizam 'Mindhunter', série original da Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix
  • O que tem de bom: Também quase que inteiramente dirigida por David Fincher, "Mindhunter" (2017-2019) é uma série que mergulha nas investigações de assassinatos em série no final dos anos 1970, quando esse tipo de trabalho passou a ser mais estruturado e realmente calcado em conceitos científicos e na psicologia. Entre idas e vindas, eles entrevistam criminosos que vieram antes - como Charles Manson e Richard Speck -, além de investigar assassinatos da época.
  • O que te faz sentir: repulsa, aversão

Dicas do time do UOL

* O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial. Já a disponibilidade e as datas de lançamento dos títulos são de responsabilidade de plataformas e distribuidores, podendo ser alteradas sem prévio aviso. Consulte a classificação indicativa dos filmes.