Topo

Ele venceu o Oscar, mas não pôde ir à premiação e nem viu próprio filme

De Splash, em São Paulo

12/03/2023 22h26

Alexei Navalny ganhou o Oscar de melhor documentário. Mas não esteve na premiação. Aliás, não viu nem o próprio filme e a premiação. O motivo é que ele vive sob o pior regime de prisão na Rússia.

Acompanhe ao vivo a cobertura do Oscar 2023

"Meu marido está preso porque falou a verdade. Está preso porque defendeu a democracia. Alexei, sonho com o dia em que você será libertado e nosso país vai ser livre", disse Yulia Navalnaya, sua esposa que o representou na premiação.

Alexei Navalny é um opositor do presidente russo Vladimir Putin. Ele foi preso em 2021, acusado de fraude. Acabou na cadeia logo após passar por um tratamento após quase ter morrido envenenado.

Ele está em uma prisão de segurança máxima em Melekhovo. Segundo relatos, a situação é a mais "horrível possível" em um confinamento solitário. Há relatos, inclusive, que Navalny teve de encarar o forte inverno russo sem botas.

"É muito triste que ele não tenha conseguido ver o filme. Uma coisa em que sempre penso sobre Navalny é como ele estava entusiasmado por ser um tema de filme", disse Daniel Roher, diretor do documentárioao, Deadline.

Sobre o que fala o documentário?

O filme mostra como Navalny emergiu como um sério rival de Vladimir Putin, atraindo apoio significativo do público russo para sua campanha contra a corrupção no Kremlin e críticas abertas a Putin.

Em agosto de 2020, Navalny fez uma viagem de campanha à Sibéria em apoio aos aliados de seu movimento político e, no voo de volta a Moscou, adoeceu gravemente.

Os médicos russos alegaram que ele sofria de um "distúrbio metabólico" ou outra doença, mas os médicos na Alemanha- determinaram que ele havia sido envenenado.

Ganhadores do Oscar 2023