Topo

Criança de Indiana Jones sumiu e agora arranca lágrimas no Oscar

De Splash, em São Paulo

12/03/2023 21h55Atualizada em 13/03/2023 11h14

A carreira de Ke Huy Quan teve muitos altos e baixos antes de ele vencer o Oscar de melhor ator coadjuvante e arrancar lágrimas do público na noite de hoje.

Acompanhe ao vivo a cobertura do Oscar 2023

Antes de interpretar Waymond em "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", ele marcou a infância de muitos como Short Round em "Indiana Jones e o Templo da Perdição" (1984) ou Dado em "Os Goonies" (1985).

Depois, no entanto, as oportunidades de trabalho diminuíram e ele ficou quase 20 anos sem atuar em filme algum.

Em entrevista ao New York Times, Ke Huy Quan explicou: "Tive que me afastar porque o telefone parou de tocar. Hollywood não escrevia papéis para atores asiáticos".

No entanto, ele faz questão de ressaltar: nunca parou de pagar a mensalidade do sindicato dos atores, aguardando seu momento de retornar.

Em seu discurso de aceitação do Oscar, ele se emocionou: "Meu Deus. Obrigado. Obrigado! Minha mãe tem 84 anos e está assistindo em casa. Mãe, acabei de ganhar um Oscar! Minha jornada começou num barco. Fiquei um ano num campo de refugiados. E, de alguma forma, acabei aqui no maior palco de Hollywood".

Eles dizem que essas coisas só acontecem nos filmes. Eu não acredito que está acontecendo comigo. Isso aqui é o sonho americano. Muito obrigado.